Bastien e Bastienne sobe ao palco em Lagoa

A ARTIS XXI e a Questão Repetida levam a palco a ópera “Bastien und Bastienne” de Mozart, num formato acessível a adultos e crianças a partir dos 6 anos. Um convite às escolas e às famílias da região para virem conhecer um pouco melhor um género musical menos conhecido.

A ópera vai incluir um tradutor para língua gestual portuguesa, garantindo que as duas performances são acessíveis também a pessoas surdas.

Pub

Sobe assim, ao palco do Auditório Carlos do Carmo em Lagoa, nos dias 21 e 22 de janeiro de 2022, sob a Direção Artística e Musical de Elsa Mathei e encenação de João de Brito, a ópera “Bastien und Bastienne” de W. A. Mozart. «A peça caracteriza-se por uma grande simplicidade e coesão melódica», diz a organização.

Esta é uma das primeiras obras compostas por Wolfgang Amadeus Mozart, baseada na peça de Jean Jacques Rousseau, Le Devin Du Village, composta quando o pequeno autor tinha apenas 12 anos de idade, mas revelava já́ um domínio na área da composição. Bastien und Bastienne é um Singspiel (uma ópera em que se alternam árias, duetos e trios com diálogos falados) em um ato e com tradução do libreto dos Favart, por F. W. Weiskern - J. H. Müller e J. A. Schachtner.

O enredo conta a história de amor entre um jovem casal de camponeses, Bastienne e Bastien. Bastienne, a jovem protagonista, encontra-se desolada pois acabou de perder o seu grande amor, Bastien, para uma nobre dama. Desesperada recorre a ajuda de um Mago, Colas, que lhe dá um conjunto de feitiços mágicos e conselhos para provocar ciúmes a Bastien, acabando por conseguir a reconciliação dos dois.

A nível cénico o conceito plástico aborda o Barlavento Algarvio e a sua contemporaneidade, criando ponto de identificação que tem como objetivo construir pontes com o publico mais jovem.

Pub

Pub
Mais em Sociedade
Algarve
Pensar o Algarve 2030 ausculta populações do interior

As sessões de auscultação da população sobre «Pensar o Algarve 2030 – Estratégias para o interior», promovidas pela Associação In Loco,

Farol
Ilha do Farol é um dos “tesouros escondidos” na Europa

A Ilha do Farol, no concelho de Faro, foi nomeada para a lista de 22 “tesouros escondidos” revelada pelo site European Best Destinations

Helena Carreiras
Ministra da Defesa preside à cerimónia militar do Dia da Marinha em Faro no domingo

As celebrações do Dia da Marinha em Faro encerram amanhã, domingo, 22, com especial destaque para a cerimónia militar no jardim Manuel Bivar

Portimão
Semana Intercultural junta comunidades de migrantes de Portimão

A Semana Intercultural de Portimão vai decorrer entre 23 e 29 de maio, sob o mote da diversidade cultural, visando “promover a vivência das