Bibliotecas algarvias dão acesso gratuito a mais de 7 mil publicações online

Os leitores da Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve (BIBAL) têm a partir de hoje, 18 de janeiro, acesso gratuito a mais de 7.000 publicações online, através do serviço PressReader.

A disponibilização deste serviço, adquirido pela AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve, representou um investimento de cerca de 20 mil euros.

Pub

Os leitores da BIBAL vão ter à disposição o serviço PressReader, uma plataforma digital que dá acesso a jornais e revistas online.

São mais de 7.000 publicações nacionais e estrangeiras que, através deste serviço inovador e gratuito, podem ser lidas no momento ou descarregadas para uma leitura posterior.

Os autarcas do Algarve acreditam que esta iniciativa “universaliza e democratiza o acesso à informação e ao conhecimento, incentivando simultaneamente a leitura”.

Tratando-se de um serviço online, os leitores fazem-no de forma global e fácil, no âmbito da missão das bibliotecas públicas.

Pub

A aquisição deste serviço foi aprovada, por unanimidade, na reunião do Conselho Intermunicipal da AMAL de julho do ano passado.

Na ocasião, todos os presidentes reconheceram a importância da medida para as comunidades da região e decidiram suportar esta despesa, garantindo, assim, a disponibilização do serviço na rede de bibliotecas municipais pertencentes à BIBAL – à exceção de Aljezur, único município que ainda não tem biblioteca.

A PressReader é uma plataforma digital, distribuída em Portugal pela WECUL, que disponibiliza o acesso direto e integral a publicações periódicas de mais de 150 países e em mais de 60 línguas, através de uma interface com várias funcionalidades, entre elas pesquisas por título, país, língua ou categoria.

O acesso à plataforma é possível de várias formas, com as credenciais de utilizador da biblioteca. Toda a informação é disponibilizada em cada uma das bibliotecas municipais.

Pub
Mais em Sociedade
Grândola
Município de Grândola quer autorização para criar mais praias no concelho

A Câmara Municipal de Grândola continua a reivindicar, junto da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), autorização para a criação de mais

CNN: Homem armado com faca fez oito assaltos em quatro dias em Loulé

Um homem de 45 anos ficou em prisão preventiva após ter cometido oito assaltos em quatro dias, em Loulé, no Algarve. Como relatado na

Campanha «1€ abem:» recolhe fundos nas farmácias algarvias

Arranca hoje, segunda-feira, nas farmácias aderentes do Algarve, a angariação de fundos da campanha «1€ abem:», promovida a favor do

Livros ganham nova vida em Loulé

«Temo o homem de um só livro». A frase de Tomás de Aquino dá o…