CDU

CDU reclama mais investimento para a UAlg

A cabeça de lista da CDU pelo Algarve às Legislativas de 30 de janeiro destacou ontem, numa ação de campanha realizada junto à Universidade do Algarve (UAlg), a importância do ensino superior público para o desenvolvimento da região e do país.

“A Universidade do Algarve é uma das mais importantes instituições públicas do Algarve. No entanto o seu papel tem estado limitado por um financiamento que é insuficiente e por opções políticas que conduzem à desvalorização do ensino superior público e ao papel que este pode e deve ter no desenvolvimento do país”, afirmou Catarina Marques.

Pub

A CDU defende um plano estratégico de investimento no ensino superior público, que “eleve gradualmente o financiamento público das instituições até à total supressão da necessidade do pagamento de propinas em cinco anos” e que “garanta a possibilidade da valorização das carreiras e dos salários e combata a precariedade dos docentes, investigadores e demais trabalhadores deste sistema de ensino”.

A coligação de PCP e Os Verdes exige também o reforço da ação social escolar direta, através do aumento do valor das bolsas de estudo e do número de estudantes elegíveis, e da ação social indireta, com a transferência do financiamento público adequado às universidades e politécnicos para “assegurar serviços de alimentação, alojamento, transportes e apoio médico de qualidade, e a preços acessíveis”.

“Lutamos por um país onde todos, sem exceção, tenham direito aos mais elevados graus de ensino. A UAlg, tal como outras instituições, não podem viver na permanente instabilidade financeira”, frisou Catarina Marques.

A cabeça de lista pede “uma outra política que aposte no conhecimento e na tecnologia como passos necessários para a superação dos problemas estruturais da região e do país”.

Pub

Pub
Mais em Política
CHUA
Chega organiza vigília pela construção do Hospital Central do Algarve

O Chega vai organizar uma vigília pela construção do Hospital Central do Algarve, no próximo dia 27 de maio, em redor das atuais instalações

Parlamento
PS apresenta proposta de alteração ao OE2022 para apressar Hospital Central do Algarve

Os deputados do Partido Socialista (PS) eleitos pelo Algarve apresentaram uma proposta de alteração do Orçamento do Estado para 2022 para

Chega
Deputado eleito pelo Algarve ouviu órgãos distritais do Chega

Pedro Pinto, deputado do Chega eleito pelo Algarve, esteve na sede regional do partido, em Faro, na passada sexta-feira, 3, para ouvir os

Bloco de Esquerda organizou Fórum da Água

Decorreu no passado dia 7 de maio no Centro Autárquico de Quarteira o Fórum da…