«CREDO», nova criação da ArQuente, estreia sexta-feira em Loulé

O espetáculo «CREDO», a nova criação da ArQuente que coloca em palco três intérpretes, uma bailarina e duas performers, a questionarem e desafiarem as suas crenças, estreia esta sexta-feira, 21, às 21:00 horas, no palco do Cineteatro Louletano, em Loulé.

Preparado ao longo de três residências artísticas, que decorreram entre os meses de outubro do ano passado e janeiro deste ano, no Palácio Gama Lobo, em Loulé, este espetáculo conta com coprodução do Cineteatro Louletano e do Teatro das Figuras.

Pub

«CREDO» tem direção artística e coreografia de Luís Marrafa e interpretação de Carolina Cantinho, Fúlvia Almeida e Teresa Silva.

“Tem sido um enorme prazer trabalhar com o Luís Marrafa. Já há muito tempo que desejávamos trazê-lo de Bruxelas, onde tem a sua própria companhia de dança, para trabalhar connosco. Já o tema surgiu da necessidade de colocarmos em causa um sistema de crenças que nos formata e condiciona, mas que simultaneamente nos traça a personalidade e individualiza”, refere a associação cultural farense.

“«CREDO» ensaia uma resposta ao fenómeno da crença, no qual questões religiosas e hábitos sociais confluem no estabelecimento de noções pessoais de transcendente. Apoiado na banda sonora do filme de terror «Suspira», de 2018, e na experiência de vida das três intérpretes”, salienta Luís Marrafa.

O espetáculo “revela personagens invulgares, feitas de múltiplas personalidades fundidas num só corpo. Os modos e as estruturas da crença, da fé ou do milagre subjazem a uma coreografia que investiga, na expressão dos corpos, a natureza desse sentimento singular que transforma o improvável em algo de absolutamente verdadeiro”, acrescenta.

Pub

Em género de ensaio aberto, a coreografia é também apresentada no dia 20 de janeiro, às 14:30, numa sessão especial para alunos do ensino secundário do concelho de Loulé.

«CREDO» tem o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Câmara Municipal de Faro e da República Portuguesa – Ministério da Cultura.

Com duração de aproximadamente 50 minutos, o espetáculo é indicado para maiores de 12 anos.

Os bilhetes, com o valor de 8 euros, podem ser adquiridos no Cineteatro Louletano e na BOL.

Pub
Mais em Sociedade
AMAL coloca regulamento intermunicipal do PART em consulta pública

Os contributos ao regulamento intermunicipal, que estabelece as regras gerais para a aplicação do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART

Grândola
Município de Grândola quer autorização para criar mais praias no concelho

A Câmara Municipal de Grândola continua a reivindicar, junto da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), autorização para a criação de mais

CNN: Homem armado com faca fez oito assaltos em quatro dias em Loulé

Um homem de 45 anos ficou em prisão preventiva após ter cometido oito assaltos em quatro dias, em Loulé, no Algarve. Como relatado na

Campanha «1€ abem:» recolhe fundos nas farmácias algarvias

Arranca hoje, segunda-feira, nas farmácias aderentes do Algarve, a angariação de fundos da campanha «1€ abem:», promovida a favor do