BE: investimento na investigação e em residências para estudantes

José Gusmão manifestou-se hoje a favor de um reforço da política de investigação no Algarve. O financiamento da investigação no Algarve está muito abaixo da média nacional e é um dos muitos fatores que prejudicam a fixação de jovens qualificados na região.

Em comunicado de imprensa enviado ao diariOnline Região Sul, os bloquistas explicam que "o candidato do Bloco de Esquerda chamou ainda a atenção para a importância de garantir compromissos de financiamento plurianual às Universidades e Centros de Investigação que deem previsibilidade e estabilidade aos profissionais, aos projetos de investigação e às próprias entidades.

O candidato dedicou a tarde às questões do Ensino Superior e Investigação, tendo reunido com o Reitor e Vice-Reitor da Universidade do Algarve e com o diretor e vários investigadores do Centro de Ciências do Mar. José Gusmão discutiu com o Reitor da UAlg os projetos de residências previstos e a sua importância no contexto de uma Universidade que tem muitos estudantes deslocados e está inserida na segunda região com rendas mais caras do país".

Pub

Na visita ao CCMAR, o candidato do Bloco de Esquerda contactou com vários investigadores que apresentaram projetos atualmente em curso em áreas como o estudo, proteção e repopulação de espécies (corais, pepinos do mar, cavalos marinhos e outras), impactos da poluição, nomeadamente dos microplásticos ou reprodução e nutrição no contexto da aquacultura. Apesar de o CCMAR ter merecido o estatuto de Laboratório Associado, apesar da variedade de projetos e do caráter aplicado de vários deles, José Gusmão ouviu do diretor do Centro várias preocupações respeitantes ao financiamento da instituição.

O candidato do Bloco de Esquerda sublinhou "a importância de uma articulação entre uma proposta para o desenvolvimento económico da região, as empresas, as autarquias e as universidades e centros de investigação. Não é possível diversificar a atividade económica do Algarve e introduzir atividades económicas com maior valor acrescentado, se não se conseguir fixar e mobilizar a massa crítica necessária para essas transformações. José Gusmão afirmou que investigação é investimento e um investimento fundamental em que o Algarve tem sido sistematicamente preterido".

Pub
Mais em Política
CHUA
Chega organiza vigília pela construção do Hospital Central do Algarve

O Chega vai organizar uma vigília pela construção do Hospital Central do Algarve, no próximo dia 27 de maio, em redor das atuais instalações

Parlamento
PS apresenta proposta de alteração ao OE2022 para apressar Hospital Central do Algarve

Os deputados do Partido Socialista (PS) eleitos pelo Algarve apresentaram uma proposta de alteração do Orçamento do Estado para 2022 para

Chega
Deputado eleito pelo Algarve ouviu órgãos distritais do Chega

Pedro Pinto, deputado do Chega eleito pelo Algarve, esteve na sede regional do partido, em Faro, na passada sexta-feira, 3, para ouvir os

Bloco de Esquerda organizou Fórum da Água

Decorreu no passado dia 7 de maio no Centro Autárquico de Quarteira o Fórum da…