Eurocidade

Eurocidade do Guadiana apresenta «Território Museu» na FITUR

A Eurocidade do Guadiana, entidade composta pelos municípios de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte, está representada na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid com o projeto «Território Museu».

A iniciativa reúne a oferta cultural, patrimonial e natural da Eurocidade, a qual foi analisada e estruturada num plano museológico e museográfico.

Pub

Baseado em oito percursos principais, dos quais são exemplo a Rota da Fé ou a Grande Rota da Marinha, o projeto «Território Museu» incentiva a circulação dos visitantes entre concelhos e promove a valorização do território comum.

Para dinamizar o evento, a presidente do Ayuntamiento de Ayamonte, Natalia Santos, e o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Ricardo Cipriano, associaram-se à FITUR, através de videoconferência, cuja emissão foi transmitida a partir do «Fórum Iberoamericano de la Rábida», em Huelva, por motivos de prevenção sanitária.

Para o vice-presidente da autarquia de VRSA, Ricardo Cipriano, este projeto “complementa a já vasta oferta de lazer, cultura e natureza da Eurocidade, além de incentivar os cidadãos a conhecer e usufruir do rico património comum”.

De acordo com a edil de Ayamonte, trata-se de “uma iniciativa inovadora, que está a valorizar não só a oferta cultural, as manifestações populares e o património edificado, mas também os atrativos e serviços turísticos”.

Pub

Durante a apresentação, os técnicos de património e cultura dos três municípios explicaram que está a ser desenvolvido trabalho na sinalização e na plataforma digital que permitirá aos visitantes explorar o território como um todo de forma autónoma, organizada e interpretada.

O projeto «Território Museu» faz parte do projeto EuroGuadiana 2020, financiado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Interreg VA.

O objetivo é organizar a riqueza patrimonial da Eurocidade por eixos temáticos e roteiros interpretados para que o visitante possa percorrer o território a partir de qualquer um dos três municípios e desfrutar dos seus atrativos consoante a sua área de interesse.

Pub
Mais em Sociedade
AMAL coloca regulamento intermunicipal do PART em consulta pública

Os contributos ao regulamento intermunicipal, que estabelece as regras gerais para a aplicação do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART

Grândola
Município de Grândola quer autorização para criar mais praias no concelho

A Câmara Municipal de Grândola continua a reivindicar, junto da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), autorização para a criação de mais

CNN: Homem armado com faca fez oito assaltos em quatro dias em Loulé

Um homem de 45 anos ficou em prisão preventiva após ter cometido oito assaltos em quatro dias, em Loulé, no Algarve. Como relatado na

Campanha «1€ abem:» recolhe fundos nas farmácias algarvias

Arranca hoje, segunda-feira, nas farmácias aderentes do Algarve, a angariação de fundos da campanha «1€ abem:», promovida a favor do