Lagos celebra 449 anos sobre a sua elevação

O município de Lagos preparou uma programação para assinalar a efeméride que decorrerá entre os dias 27 e 29 de janeiro. Espetáculos, apresentação de um livro sobre gastronomia, inauguração de uma exposição de artistas locais e uma visita guiada e palestra alusivas ao marco histórico são algumas das propostas para celebrar a data.

Foi a 27 de janeiro de 1573 que o rei D. Sebastião, homenageado através da escultura de João Cutileiro na Praça Gil Eanes, reconheceu Lagos através da sua elevação a cidade, processo iniciado em 1504 com a atribuição do Foral por D. Manuel I. Este reconhecimento acabaria por reforçar a cidade como uma das mais importantes localidades da História de Portugal, em especial no período dos Descobrimentos portugueses.

Pub

Para assinalar a data, a programação começa logo no dia 27 de janeiro, pelas 17h00, com a apresentação do livro “Baía de Lagos – Comida do Mar” no Auditório Paços do Concelho Séc. XXI. Uma homenagem à gastronomia local intimamente ligada ao mar. No mesmo dia, pelas 19h00, a Orquestra Clássica do Sul “dá-lhe música” com o concerto “Contrastes e Afinidades”, uma interpretação de temas de Bach, Stravinsky e Mozart.

No dia 28, pelas 21h30, Salvador Sobral regressa, apresentando o seu novo trabalho, “bpm”, num concerto no Centro Cultural de Lagos. O dia 29 estará preenchido com atividades que decorrerão durante todo o dia. De manhã, terá lugar a visita guiada “Lagos, D. Sebastião e Memórias”, a qual esgotou as inscrições. Mas as homenagens a D. Sebastião não se ficam por aqui, sendo que às 15h00, no Centro Cultural de Lagos, os historiadores Artur de Jesus e José António Martins falarão sobre o tema na palestra “Lagos, Terras do Infante, D. Sebastião e o Sebastianismo”.

​Ainda pelo Centro Cultural, será inaugurada a exposição do LocalARTE, projeto que visa apoiar e promover a comunidade artística local. Serão quarenta e nove os artistas participantes a ter as suas obras expostas neste equipamento cultural até 19 de março.

A programação fecha com a exibição da curta-metragem “Memórias do Futuro”, projeto elaborado pela associação cultural “A Caravana” nas cidades de Lagos, Santarém e Sever do Vouga que simboliza um tributo a todas as avós e à sua experiência e memórias.

Pub

Nestes três dias de celebrações há ainda espaço para a oportunidade de visitar gratuitamente todos os equipamentos museológicos do concelho, uma oportunidade de conhecer melhor a História e de visitar o renovado Museu de Lagos Dr. José Formosinho.

Pub
Mais em Sociedade
AMAL coloca regulamento intermunicipal do PART em consulta pública

Os contributos ao regulamento intermunicipal, que estabelece as regras gerais para a aplicação do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART

Grândola
Município de Grândola quer autorização para criar mais praias no concelho

A Câmara Municipal de Grândola continua a reivindicar, junto da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), autorização para a criação de mais

CNN: Homem armado com faca fez oito assaltos em quatro dias em Loulé

Um homem de 45 anos ficou em prisão preventiva após ter cometido oito assaltos em quatro dias, em Loulé, no Algarve. Como relatado na

Campanha «1€ abem:» recolhe fundos nas farmácias algarvias

Arranca hoje, segunda-feira, nas farmácias aderentes do Algarve, a angariação de fundos da campanha «1€ abem:», promovida a favor do