AFA
Livro da autoria do jornalista Armando Alves

Livro sobre história do futebol algarvio assinala centenário da AFA

A Associação de Futebol do Algarve (AFA) assinalou ontem, sábado, de forma simbólica, o seu 100.º aniversário, com o lançamento de uma nova imagem, um novo website e um livro sobre a história do futebol e futsal algarvios.

«Associação de Futebol do Algarve – 100 anos», da autoria de Armando Alves, jornalista do Record, proporciona uma viagem pela história do futebol e do futsal na região desde 1882, quando se disputou, em Lagos, um jogo entre marinheiros ingleses, até aos dias de hoje.

Pub

São mais de 400 páginas que abordam as várias tentativas para criar uma entidade aglutinadora, antes da formação da Associação de Futebol do Algarve, e passam em detalhe por todos os campeonatos distritais e nacionais e pelos principais feitos dos clubes da região e das seleções.

Destaque aos internacionais e grandes referências

O livro dá ainda destaque aos internacionais e grandes referências, como João Moutinho (futebol), Pedro Cary (futsal), Cláudia Neto (futebol feminino) e Rui Coimbra (futebol de praia), o treinador Manuel José e vários outros algarvios de reconhecidos méritos.

A obra, abundantemente documentada com fotos e recortes de jornais, inclui ainda incursões aos 16 municípios do Algarve, na procura das origens do futebol e do futsal (e da sua evolução) em cada um desses territórios, com vastas referências à fundação e crescimento dos principais clubes.

São dedicados espaços aos grandes eventos já realizados na região, como o Europeu 2004, jogos da Supertaça, decisões da Taça da Liga e vários jogos da seleção portuguesa, que nunca perdeu na região.

Pub

Num capítulo denominado «Vivências», escrevem sobre múltiplos episódios registados nas suas longas ligações ao mundo do futebol e do futsal António Pacheco e José Rafael, antigos internacionais A, Luís Conceição, selecionador nacional de futsal feminino, Manuel Cajuda, treinador, António Boronha, antigo dirigente da Federação Portuguesa de Futebol e do Sporting Clube Farense, César Correia e António Matos, com profundas ligações à arbitragem, José Manuel Prata e Luís José Pinguinha, dirigentes com trabalho de relevo no futebol juvenil, Fernando Belo, fisioterapeuta, e João Leal, Neto Gomes, David Carvalho e Rui Viegas, ligados à área da comunicação social.

A partir de data a anunciar brevemente, os interessados poderão adquirir o livro «Associação de Futebol do Algarve – 100 Anos» na sede da AFA.

O centenário da AFA foi assinalado com o hastear da bandeira na sede social e o corte de um bolo comemorativo, entre outras ações, numa cerimónia reservada, por conhecidas questões de saúde pública, aos membros da direção, aos presidentes dos restantes órgãos sociais e aos funcionários.

A data, de enorme significado na vida da instituição, será “adequadamente celebrada em ocasião oportuna, com a participação de toda a família do futebol, do futsal e da arbitragem da nossa região e convidados”, promete a AFA.

A AFA deu, de resto, um novo passo na modernização da sua comunicação com os adeptos, atletas e restantes agentes, através do lançamento da “primeira pedra de um novo ecossistema digital destinado a promover o futebol da região”.

Pub

Ciente da “importância crescente da tecnologia aplicada ao desenvolvimento do desporto na sociedade moderna”, a AFA lançou o novo website na data do seu centenário, com novas funcionalidades a ficarem disponíveis brevemente.

Na mesma data, foi apresentada uma imagem renovada, aprovada por unanimidade em assembleia geral realizada no passado dia 16 de dezembro.

Novo logotipo da AFA

A nova imagem da AFA pretende focar-se na afirmação do Algarve, através de cores luminosas e formas que remetem para a sua história e, sobretudo, para o seu potencial natural e turístico, marca central da região.

O novo símbolo é composto por uma bola e 16 elementos gráficos, o número de concelhos que constituem a região.

Pub
Mais em Desporto
Basquetebol
Farense e CB Albufeira sobem à I Divisão Nacional de basquetebol

O Farense e o Clube de Basquete de Albufeira asseguraram no fim de semana a subida à I Divisão Nacional de basquetebol, equivalente ao

Moncarapachense
Moncarapachense vence em casa e ocupa vaga de subida à Liga 3

O Moncarapachense venceu hoje na receção ao Pêro Pinheiro (2-0) e aproveitou o deslize caseiro do Belenenses para subir ao segundo lugar

Artur Mendonça
BTT: Algarvio Artur Mendonça à porta do “top-10” em prova do circuito mundial de juniores

O ciclista algarvio Artur Mendonça teve ontem, sábado, o melhor desempenho da seleção portuguesa na corrida do circuito mundial de juniores

Luís Costa
Alentejanos concluíram etapa alemã da Taça do Mundo de paraciclismo no “top-10”

Os corredores alentejanos Luís Costa, na classe H5, e Flávio Pacheco, em H4, concluíram no sábado as participações pessoais na etapa de