Bloco de esquerda quer mais apoios para pescadores

O Bloco de Esquerda pede mais apoios e reformas para os pescadores. José Gusmão defendeu um apoio ao combustível maior e mais fácil para os pescadores.

«O atual modelo é um absurdo burocrático que parece ser desenhado para que os pescadores não o consigam utilizar», diz o candidato do Bloco, defendendo ainda que «o critério das 120 lotas para acesso aos apoios sociais é irrealista».

Pub

José Gusmão esteve com as Associações de Pescadores de Monte Gordo e Tavira, com quem discutiu ainda as reformas «miseráveis que recebem os pescadores e a necessidade de garantir que recebem, pelo menos, reformas acima do limiar de pobreza».

O candidato do Bloco de Esquerda defendeu ainda que «o sistema de informação do IPMA deve ser agilizado de forma a que a informação sobre abertura e fecho dos períodos de pesca para cada dia seja divulgado de manhã».

«Essa é a única forma de permitir aos pescadores tradicionais não vejam o seu material destruído pela pesca de arrasto por não terem acesso atempado a essa informação», adianta o candidato.

José Gusmão disse finalmente que «o mercado do peixe deve ser regulado, de forma a assegurar uma distribuição mais justa do rendimento». Esse objetivo, defendeu o candidato do Bloco de Esquerda, passa por «definir preços mínimos aos pescadores ou margens máximas para os preços em lota».

Pub

O candidato defendeu que o modelo de gestão das pescas «exige uma participação maior das associações de pescadores do que aquela que existe hoje, nomeadamente na fase de decisão».

Pub
Mais em Política
CHUA
Chega organiza vigília pela construção do Hospital Central do Algarve

O Chega vai organizar uma vigília pela construção do Hospital Central do Algarve, no próximo dia 27 de maio, em redor das atuais instalações

Parlamento
PS apresenta proposta de alteração ao OE2022 para apressar Hospital Central do Algarve

Os deputados do Partido Socialista (PS) eleitos pelo Algarve apresentaram uma proposta de alteração do Orçamento do Estado para 2022 para

Chega
Deputado eleito pelo Algarve ouviu órgãos distritais do Chega

Pedro Pinto, deputado do Chega eleito pelo Algarve, esteve na sede regional do partido, em Faro, na passada sexta-feira, 3, para ouvir os

Bloco de Esquerda organizou Fórum da Água

Decorreu no passado dia 7 de maio no Centro Autárquico de Quarteira o Fórum da…