diariOnline Região Sul

“Emprego, habitação e mobilidade são os principais problemas do Algarve” – João Antunes / MAS

João Antunes, cabeça de lista do Movimento Alternativa Socialista (MAS) pelo círculo eleitoral de Faro às próximas eleições Legislativas, respondeu, em entrevista ao jornal diariOnline Região Sul, a questões sobre as principais propostas do partido para a região.

João Antunes nasceu em Coimbra, em 1979. Licenciado em Filosofia, trabalhou 15 anos em call center, tendo desenvolvido trabalho como delegado sindical e posteriormente como dirigente sindical. Após completar a profissionalização para o ensino em 2018, iniciou trabalho como professor contratado no Algarve, em Silves. Atualmente, leciona em Portimão.

Pub

diariOnline Região Sul (dRS) – Quais as principais prioridades para a região algarvia?

João Antunes (JA) – Para o MAS, as principais prioridades para a região algarvia não são diferentes das prioridades para o resto do país, uma vez que os problemas do país são transversais.

Contudo, dado que podemos identificar como principais problemas do Algarve o emprego, a habitação e a mobilidade, das nossas 12 medidas urgentes, destacamos a semana de quatro dias para resolver o problema do emprego, a par, talvez, de um projeto de reindustrialização da região; para o problema da habitação, propomos o tabelamento das rendas em 30% do salário; e para o problema da mobilidade, propomos o investimento na ferrovia, a par de outros modos de transporte público e o fim das portagens na A22.

dRS - Que medidas imediatas devem ser adotadas?

Pub

JA – Face aos problemas identificados na questão anterior e tendo em conta que se tratam de medidas que podem ser tomadas no imediato, a semana de trabalho de quatro dias, o tabelamento das rendas em 30% do salário e a abolição das portagens na A22.

Os recursos económicos necessários para tal seriam obtidos com o fim da injeção de dinheiro nos bancos e recuperação das anteriores, o confisco dos bens de quem roubou os bancos, o fim dos “offshores” e recuperação do capital fugido, e a taxação das grandes fortunas.

dRS – Que modelo de desenvolvimento defende para a região?

JA – Um modelo de desenvolvimento que aposte no combate às assimetrias entre o litoral e o interior do Algarve, com uma aposta séria no trabalho qualificado quer na área do turismo, quer na reindustrialização da região, nomeadamente na indústria da transformação do peixe, com habitação mais acessível nas grandes cidades e assente na democratização da mobilidade.

Tudo assente numa rede do Serviço Nacional de Saúde recuperada da destruição que foi alvo na última década, desde a “troika”, e numa rede escolar de qualidade e acessível.

Pub

dRS – Em que medida a candidatura pode fazer a diferença?

JA – O lema da candidatura do MAS é acordar a esquerda. Nos últimos seis anos, o país foi governado pelo Partido Socialista com a conivência silenciosa do PCP e do Bloco de Esquerda, que não alterou as políticas do governo da direita PSD/CDS e da “troika”, nomeadamente no desperdício de dinheiro público nos bancos e na legislação laboral.

O MAS quer ajudar ao regresso à mobilização dos trabalhadores pela luta dos seus direitos porque só esta garantirá uma mudança social justa para o país.

dRS – Como gostaria de ver o Algarve daqui a 4 anos?

JA - Pleno emprego com direitos sem depender da sazonalidade e de surtos pandémicos. Uma linha férrea modernizada, com comboios novos e com horários frequentes. Um investimento público em indústria de ponta e tecnológica com base no mar e na produção de energia renovável. Hospitais e centros de saúde que garantam atendimento a tempo e horas e com qualidade. Uma floresta das serras algarvias valorizadas e sem incêndios.

Lista do MAS pelo Algarve

A lista do MAS pelo círculo eleitoral de Faro é composta pelos seguintes candidatos:

João Antunes

Sofia Ganhão

Flávia Polido

Hugo Bastos

Maria da Conceição Serrano

João Fernandes

Ana Rita de Almeida

Miguel Gusmão

Eduardo Garcia

Cristina Pina

António Gomes

Nota: O jornal diariOnline Região Sul endereçou um conjunto de questões a todas as forças políticas que se apresentam às eleições legislativas, pelo círculo de Faro. Os artigos são publicados durante o período de campanha eleitoral (com exceção das forças políticas que não responderam em tempo útil).

Pub
Mais em Política
CHUA
Chega organiza vigília pela construção do Hospital Central do Algarve

O Chega vai organizar uma vigília pela construção do Hospital Central do Algarve, no próximo dia 27 de maio, em redor das atuais instalações

Parlamento
PS apresenta proposta de alteração ao OE2022 para apressar Hospital Central do Algarve

Os deputados do Partido Socialista (PS) eleitos pelo Algarve apresentaram uma proposta de alteração do Orçamento do Estado para 2022 para

Chega
Deputado eleito pelo Algarve ouviu órgãos distritais do Chega

Pedro Pinto, deputado do Chega eleito pelo Algarve, esteve na sede regional do partido, em Faro, na passada sexta-feira, 3, para ouvir os

Bloco de Esquerda organizou Fórum da Água

Decorreu no passado dia 7 de maio no Centro Autárquico de Quarteira o Fórum da…