Água

PRR: AMAL aprova sete candidaturas para redução de perdas de água

A AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve aprovou um primeiro pacote de sete candidaturas no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de 2 milhões de euros, visando a redução de perdas de água nas redes de abastecimento.

As medidas foram aprovadas ontem, segunda-feira, durante a primeira reunião da Comissão de Gestão do PRR da Comunidade Intermunicipal do Algarve.

Pub

Estes primeiros sete projetos receberam luz verde num espaço de quatro meses – desde que o processo se iniciou até à aprovação dos projetos –, representando um investimento de cerca de 2 milhões de euros.

Serão implementadas 72 zonas de medição e controlo e criadas 42 zonas de pressão controlada, com vista à redução de perdas reais de água na região do Algarve.

O processo teve início em setembro do ano passado, quando a AMAL contratualizou com a Estrutura de Missão «Recuperar Portugal» a concessão de um apoio financeiro destinado ao Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve e enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência.

Uma das medidas previstas nesse plano, a «SM1 – Reduzir perdas de água no setor urbano», tem um valor total de 35 milhões de euros e é destinada à redução do nível de perdas reais de água nas redes de abastecimento em baixa.

Pub

Ainda no decorrer do mês de setembro, foi lançado o primeiro aviso para apresentação de candidaturas, tendo sido apresentadas 26, com um total de investimento previsto de 19,6 milhões de euros.

Nestes últimos quatro meses, a AMAL tem analisado todas as candidaturas tendo sido agora aprovado o primeiro pacote de sete.

Este financiamento reveste a forma de subvenção não reembolsável, com 100% das despesas elegíveis através do fundo da Next Generation EU. A Comissão de Gestão do PRR é constituída pelo presidente da AMAL, António Pina, que preside, pelo diretor da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, Pedro Coelho, e pelo representante da Universidade do Algarve, José Paulo Patrício Geraldes Monteiro (professor auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia).

Pub
Mais em Ambiente
Culatra
Protótipo de dessalinização não intrusiva para a Ilha da Culatra vence concurso

O projeto «Culatra2030 – Non intrusive water desalination», coordenado por investigadores do Centro de Investigação Marinha e Ambiental

Aspirante Geoparque apresenta “Plantas Invasoras” nas escolas de Albufeira

O aspirante Geoparque Algarvensis, constituído pelos municípios de Loulé, Silves e Albufeira, assina a ação…

Loulé: Conselho de Ação Climática com novas sinergias

Passados dois anos, o Conselho Local de Acompanhamento da Ação Climática do Município de Loulé,…

Loulé adere à “Semana das Espécies Invasoras”

De 22 de maio a 3 de junho, o Município de Loulé envolve-se na realização…