
António Covas lança livro sobre transição digital
António Covas vai apresentar a sua última obra, «Transição Digital e Inteligência Coletiva Territorial», no próximo dia 25 de janeiro, na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, em Faro.
A sessão está marcada para as 18:00 horas e contará com a presença de Luís Coelho, presidente da Delegação Regional da Ordem dos Economistas do Algarve, que assegura a apresentação do livro.
A obra oferece uma visão sobre uma triangulação que se pretende “virtuosa” – as alterações climáticas e o pacto ecológico, a revolução digital e a inteligência artificial e as cidades do futuro e a inteligência coletiva territorial.
Partindo de uma combinação de textos curtos, António Covas “chama a atenção para a necessidade de se saber até que ponto um determinado território é apenas um objeto de conhecimento ou um território-desejado capaz de mobilizar entusiasmo e adesão para um projeto de futuro”.
“Seremos nós capazes de promover uma convergência virtuosa entre a transição digital, a sociedade em rede e a gestão inteligente do território que permita produzir o território-desejado?”, questiona.
António Covas é doutorado em Assuntos Europeus pela Universidade de Bruxelas e professor catedrático aposentado pela Universidade do Algarve.
Além dos Estudos Europeus, tema sobre o qual já publicou catorze livros, o seu trabalho de investigação incide, muito especialmente, sobre as políticas do território e do mundo rural, área onde é também autor de catorze livros.