Porto de Sines - Terminal XXI

Porto de Sines continua a registar crescimento

Apesar do contexto pandémico, o Porto de Sines continua a responder à adversidade com um crescimento homólogo expressivo no conjunto de todos os segmentos de carga, tendo na carga contentorizada correspondido a 13%, o que permitiu ultrapassar a barreira dos 1.8 milhões de TEUS (contentores de 20 pés).

Mas se 2021 fica assinalado como o melhor ano de sempre nos contentores, ainda a registar 10% de crescimento no volume de carga movimentada no porto, com um total de 46,5 milhões de toneladas, números que atestam a competência e resiliência de toda a comunidade portuária de Sines.

Pub

Para além dos contentores, destacam-se ainda os Granéis Líquidos, nos quais se inclui o gás natural liquefeito que, com um total de 4,1 milhões de toneladas movimentadas, foi responsável pelo abastecimento da quase totalidade do país.

Ainda no segmento da carga contentorizada, o Porto de Sines recorda que estão em curso as obras de expansão do Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI), o qual projeta o aumento da capacidade de movimentação anual de 2.3 para 4.1 milhões de TEU (contentores de 20 pés).

Apesar do aumento da carga movimentada no porto, verifica-se uma diminuição do número de navios recebidos, o que se traduz numa maior eficiência logística. A ferrovia continua a ser o meio terrestre privilegiado de acesso ao porto, representando no ano transato 64% na distribuição modal e uma operação de cerca de 6.000 comboios. O tráfego de hinterland, onde se inclui Portugal e Espanha, ultrapassou os 464.000 TEU.

Em suma, o crescimento global registado em 2021, apesar do contexto pandémico e dos seus impactos negativos, vem reforçar a notável capacidade de resposta de todos os stakeholders do Porto de Sines, que, num reconhecido esforço coletivo reforçaram o papel do porto e da sua comunidade ao longo de toda a cadeia logística de transporte e como forte impulsionador das exportações nacionais.

Pub

Pub
Mais em Economia
Gastos domésticos pressionam famílias portuguesas

“Os aumentos previstos nos gastos domésticos estão a colocar uma pressão adicional sobre os pais que já se encontravam sobrecarregados…”

TeleTrade: Posições especulativas dominam investimentos

Todos os três principais índices de Wall Street mergulharam profundamente nas mínimas de abril de 2021, incluindo o amplo indicador de mercado S&P

PME confiantes em crescimento entre 10 e 30%

Empresas nacionais saem fortalecidas pelo contexto pandémico (69,7%) e reforçam aposta em sustentabilidade, transformação digital…

Odemira: FACECO decorre entre os dias 22 e 24 de julho

Está agendada para os dias 22, 23 e 24 de julho, em S. Teotónio, a…