Foto: EuroNews (in vídeo)

Boris Johnson violou confinamento para celebrar aniversário

Tensão aumenta de dia para dia no meio parlamentar britânico

De acordo com auma notícia avançada hoje pela EuroNews, o primeiro-ministro do Reino Unido Boris Johnson enfrenta novos pedidos para que se demita, depois de ser revelado que celebrou no número 10 de Downing Street a sua festa de aniversário, a 19 de junho de 2020, na companhia de três dezenas de pessoas, o que constituiria uma violação do primeiro confinamento em vigor no país no quadro do combate contra a pandemia de coronavírus.

Continua a crescer a pressão para que Boris Johnson se demita, depois de serem conhecidas inúmeras festas em Downing Street, durante o confinamento, que obrigaram a pedidos de desculpa.

Pub

O primeiro-ministro britânico, segundo a EuroNews, diz esperar pelo resultado da investigação, mas a oposição não desarma. Numa conferência realizada no sábado, líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, reiterou o pedido, afirmando: "O que temos agora é uma situação de um primeiro-ministro que perdeu a autoridade moral para liderar. E justamente quando precisamos, porque ainda não estamos fora da pandemia, de um governo que tenha essa autoridade moral para liderar, perdemo-lo com este primeiro-ministro".

O gabinete de Johnson pediu desculpa à rainha e à família real na sexta-feira por realizar festas em Downing Street na noite que antecedeu o funeral do príncipe Filipe.

Na véspera Boris Johnson tinha pedido desculpa ao parlamento por ter participado numa festa em maio de 2020, durante o confinamento, numa altura em que os ingleses estavam confinados e não podiam visitar familiares e amigos nem participar em funerais.

Até agora, nenhuma das alegadas festas realizadas no n° 10 de Downing Street foi negada pelo gabinete do primeiro-ministro.

Pub

Pub
Mais em Internacional
Manto de neve cobre parte do sul do Brasil

Um manto de neve cobriu partes do estado de Santa Catarina no sul do Brasil que desde há alguns dias enfrenta uma invulgar vaga de frio

Portugal apoia Polónia com € 50 milhões em produtos e materiais

António Costa anunciou doação no valor de 50 milhões de euros, desde casas pré fabricadas até produtos farmacêuticos.

Primeiro caso brasileiro infetado com varíola de macaco na Alemanha

Infectado tem 26 anos e passou antes por Portugal e Espanha Na Alemanha, autoridades sanitárias…

Elon Musk reúne-se com o governo do Brasil pela ‘Amazónia’

Reunião centrada em “Conectividade e Proteção da Amazónia”. O multimilionário Elon Musk, dono da SpaceX e que recentemente…