Recordando 2010
O impacto total do terramoto de magnitude 7,2 que em 2010 destruiu casas e lojas no sudoeste do Haiti, ainda não está apurado. (FOTO DE DELOT JEAN, AP)

Sismo de magnitude 5,3 atinge sul do Haiti e causa pelo menos um morto

De magnitude 5,3 na escala de Richter, um sismo atingiu ontem (24) segunda feira, a península sul do Haiti, segundo informa a CNN Brasil, citando fonte do Serviço Geológico dos EUA (USGS).

O tremor de terra causou pelo menos uma vítima mortal, e fez com que centenas de moradores entrassem em pânico saindo às ruas da cidade de Les Cayes, apenas seis meses depois de um grande tremor de terra ter ocorrido na mesma área.

Pub

O epicentro do terramoto de ontem, foi localizado a 3 quilómetros de Anse-à-Veau, perto da cidade de Les Cayes, segundo o USGS.

O tremor foi curto mas forte e foi sentido na capital de Porto Príncipe, de acordo com uma testemunha referenciada pela Reuters.

Uma vítima mortal e vários feridos

Uma pessoa morreu e várias ficaram feridas em Fond des Nègres, no Departamento de Nippes, de acordo com um relatório da proteção civil encaminhado à Reuters que foi posteriormente confirmado pelo chefe da proteção civil Jerry Chandler.

Várias casas foram danificadas, segundo o relatório. Mas Chandler tinha dito anteriormente que nenhum grande dano tinha sido relatado.

Pub

Crianças fugiram de prédios escolares em Les Cayes e “as pessoas ficaram aterrorizadas”, embora não houvesse danos, de acordo com um morador.

Réplicas continuaram a ser sentidas em todo o país durante mais de uma hora após o tremor principal.

Jean Robert Léger, morador da cidade de Pestel, na península do sul, disse que o impacto parece ser mínimo. “Em Pestel, não há tantos danos”, disse ele por telefone. “Vemos que as casas à beira-mar que já estavam danificadas desabaram um pouco mais.”

O país mais pobre das Américas, o Haiti, ainda está a recuperar de um terramoto de 2010 que matou mais de 200.000 pessoas, recorda a CNN Brasil nesta sua notícia de hoje.

Pub
Mais em Internacional
Brasil: fim do estado de emergência em saúde pública Covid-19

Chegou ao fim, neste domingo (22), o estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN),…

Brasileiro encontrado morto com abraçadeiras no pescoço

O corpo do brasileiro, natural de Minas Gerais, foi encontrado na região de Cabo da…

Manto de neve cobre parte do sul do Brasil

Um manto de neve cobriu partes do estado de Santa Catarina no sul do Brasil que desde há alguns dias enfrenta uma invulgar vaga de frio

Portugal apoia Polónia com € 50 milhões em produtos e materiais

António Costa anunciou doação no valor de 50 milhões de euros, desde casas pré fabricadas até produtos farmacêuticos.