Mértola

Mértola: Gabinete de eficiência energética está ao serviço da região

A Associação dos Moradores do Centro Histórico de Mértola (AMCHM) criou, em parceria com a Cooperativa Coopérnico, um Gabinete de Apoio à Eficiência Energética disponível para toda a região do Baixo Alentejo.

O objetivo passa por “combater a pobreza energética, promover o conforto térmico e a eficiência energética” nas habitações em todo concelho, além de dinamizar a criação de comunidades de energias renováveis.

Pub

Este gabinete dispõe já de um mentor de energia certificado, habilitado a fazer as visitas domiciliárias para elaboração de relatórios energéticos.

O serviço está disponível para a prestação de serviços nesta área, quer no concelho de Mértola quer em todo o Baixo Alentejo.

O gabinete vai propor protocolos de cooperação com as câmaras e juntas de freguesia para o desenvolvimento de projetos de combate à pobreza energética. O contacto está disponível através do email jpulidovalente@gmail.com.

A prazo, pretende-se avançar, conjuntamente com a Coopérnico, autarquia local e outras entidades públicas e privadas, com uma Comunidade de Energia Renovável para o centro histórico de Mértola e com a instalação de uma central fotovoltaica fora do perímetro das muralhas, dada a proibição de instalação de painéis solares no casco antigo.

Pub

Pub
Mais em Ambiente
Portugal mantém-se entre seca moderada e seca severa

No último dia do mês de abril, 8,5% do território de Portugal continental estava em seca fraca e 4,3% em seca severa, segundo fonte do IPMA.

Cetáceos
CCMAR avalia abundância de cetáceos na costa algarvia

Um novo estudo promovido pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR) procura compreender e avaliar a abundância de cetáceos na costa

Caçadores asseguram a limpeza de 400 ha nas Terras do Infante

A Associação de Municípios Terras do Infante celebrou contratos-programa com Clubes ou Associações de Caçadores, com área de intervenção…

CAPT2: Boas práticas de sustentabilidade hídrica em Loulé

O Jardim das Comunidades e a Infraquinta foram os dois pontos de passagem da visita…