Legislativas: 13.500 eleitores votaram antecipadamente no Algarve

Um total de 285.848 eleitores votaram no domingo para as eleições Legislativas de 2022, 13.500 dos quais no Algarve, revelou hoje o governo com base nos dados dos municípios locais.

O número global em todo o país corresponde a 90,51% dos 315.785 inscritos na modalidade de voto antecipado em mobilidade, de acordo com os dados finais enviados pelos 308 municípios à Administração Eleitoral (AE) da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna,

Pub

Os distritos de Évora (95,50%), Bragança (94,86%) e Castelo Branco (94,75%) foram os que registaram maior taxa de participação face ao número de eleitores inscritos entre os dias 16 e 20 de janeiro.

No distrito de Faro, votaram 13.511 dos 14.542 eleitores inscritos, correspondente a uma taxa de participação de 94,16%.

Dados da votação antecipada nos 16 concelhos do Algarve: inscritos, votantes e taxa de participação

Na votação por concelho [ver imagem em cima], a maior taxa de participação foi atingida em São Brás de Alportel, em que votaram 427 dos 437 inscritos inscritos (97,71%).

A votação antecipada em mobilidade decorreu em 403 locais definidos pelas 308 câmaras municipais, cabendo às forças de segurança a recolha e distribuição dos envelopes para serem entregues sábado, 29, às juntas de freguesia onde esses eleitores estão recenseados. Esses votos serão descarregados nos respetivos cadernos eleitorais antes da abertura das urnas no dia da eleição, 30 de janeiro de 2022.

Pub

No próximo domingo haverá 13.821 secções de voto abertas nos 308 municípios do continente e regiões autónomas dos Açores e da Madeira, mobilizando cerca de 70.000 membros de mesa.

Para garantir a segurança sanitária do voto eleitoral e de todos os envolvidos, porque votar é seguro, a AE tomou várias medidas – como a redução do número de eleitores inscritos por cada secção de voto para 750 – e distribuiu mais de 100 toneladas de material sanitário pelas 308 Câmaras Municipais entre máscaras FP2 e cirúrgicas (25 por cada secção de voto), álcool gel (6 embalagens por cada seção de voto), batas, luvas e viseiras.

O Ministério da Administração Interna reforça o apelo a todos para o rigoroso cumprimento das normas de segurança sanitária durante o exercício de voto, garantindo a segurança do processo, nomeadamente: utilização de caneta própria; utilização de máscara; distanciamento social e higienização das mãos.

Recorde-se que a Direção-Geral de Saúde, acompanhando a recomendação dada aos eleitores em confinamento para votarem entre as 18:00 e as 19:00 do próximo domingo, também atualizou as regras a adotar nas eleições e que podem ser consultadas aqui.

Pub
Mais em Política
Parlamento
PS apresenta proposta de alteração ao OE2022 para apressar Hospital Central do Algarve

Os deputados do Partido Socialista (PS) eleitos pelo Algarve apresentaram uma proposta de alteração do Orçamento do Estado para 2022 para

Chega
Deputado eleito pelo Algarve ouviu órgãos distritais do Chega

Pedro Pinto, deputado do Chega eleito pelo Algarve, esteve na sede regional do partido, em Faro, na passada sexta-feira, 3, para ouvir os

Bloco de Esquerda organizou Fórum da Água

Decorreu no passado dia 7 de maio no Centro Autárquico de Quarteira o Fórum da…

Água
Jornadas Parlamentares do PS/Algarve abordam tema da água

«Garantir Água. Garantir Futuro» será o tema das Jornadas Parlamentares do PS/Algarve, que decorrem no no próximo sábado, 14, com várias