Festival Internacional de Piano do Algarve traz o público de volta

Depois de uma edição totalmente online em 2021, o Festival Internacional de Piano do Algarve regressa ao TEMPO – Teatro Municipal de Portimão a partir de 29 de janeiro, possibilitando que solistas e orquestras voltem a tocar perante o público.

O arranque da sexta edição será dado pelo H4nds Duo, composto pelos pianistas António Luís Silva e Tiago Nunes, que já este sábado, dia 29 de janeiro, apresentará um programa composto por obras que remetem a assistência para duas temáticas, «associadas à liberdade, que o ano de 2020 a tantos tirou: a fantasia e a dança», conta a organização.

Pub

«A diversidade da origem geográfica dos compositores escolhidos, sugestiva de uma viagem, homenageia a resiliência daqueles que se viram impedidos de percorrer o mundo no ano que acabámos de viver».

Quanto à proposta musical a apresentar este sábado por António Luís Silva e Tiago Nunes, será constituída por excertos das obras de F. Schubert, A. Dvořák, C. Gluck, Piazzola e Zequinha de Abreu.

O programa segue no dia 5 de fevereiro com a OFS - Orquestra Sem Fronteiras, um projeto criado com o intuito de apoiar e fixar o talento jovem no interior do país, combatendo o abandono do ensino da música e premiando o mérito académico.

Nesse concerto juntar-se-á à orquestra a pianista Mrika Sefa, nascida no Kosovo, que já venceu diversos prémios e concursos de música e colabora frequentemente com músicos europeus, entre os quais se inclui Martim Sousa Tavares, maestro da OSF.

No dia 5 de março, estreia-se no festival o pianista sul-coreano Youngho Park, formado pela Universidade Nacional de Seul e vencedor de diversos prémios e concursos de música internacionais, para interpretar um recital a solo.

Pub

A 9 abril, subirá ao palco do Grande Auditório do TEMPO Pablo Lapidusas, pianista natural de Buenos Aires e que iniciou os seus estudos de piano no Brasil, onde atuou em concertos e gravações ao lado de artistas da Música Popular Brasileira e da cena instrumental ‘canarinha’.

No dia 6 de maio, a jovem Orquestra Sinfónica do Algarve, que fez a sua apresentação oficial a 1 de outubro passado, também se estreará neste Festival, sob direção do maestro Armando Mota, sendo acompanhada pelo pianista Leonardo Hilsdorf.

O VI Festival Internacional de Piano do Algarve encerra na sexta-feira, 20 de maio, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa dirigida pelo maestro Adrian Leaper, acompanhado pelo solista João Rosado.

Os concertos das sextas-feiras 5 de fevereiro, 5 de março e 9 de março têm início às 19h00, enquanto os dos sábados 6 e 20 de maio começam às 21h00. Os bilhetes custam entre 20 e 25 euros e estão à venda online em e na bilheteira do TEMPO, aberta de terça a sábado das 13h00 às 18h00 e em noites de espetáculo até ao respetivo início.

Pub
Mais em Artes & Espetáculos
Espetáculo
Espetáculo que explora lendas algarvias sobe aos palcos de Lagos e Lagoa

O espetáculo multidisciplinar «Lugar», que pretende “celebrar a cultura, a história e os valores que unem a comunidade algarvia”, explorando

Carla Pontes
Lagoa: Cantora Carla Pontes apresenta em concerto primeiro álbum de originais

A cantora Carla Pontes vai lançar o seu primeiro álbum a solo, intitulado «O Mar em Mim», com 12 temas inéditos de casta portuguesa, que

Lídia Jorge
Livro de crónicas de Lídia Jorge vai ser apresentado em Loulé

A Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, vai acolher na quarta-feira, 25, às 21:00 horas, a apresentação do último

Loulé
Câmara de Loulé atribui mais de 300 mil euros ao movimento associativo cultural

O município de Loulé celebrou um contrato-programa com as associações locais que atuam na área cultural e recreativa, atribuindo a