Museu de Vila do Bispo

Museu de Vila do Bispo toma forma

No passado dia 21 de janeiro foi apresentado publicamente o futuro “Museu Municipal de Vila do Bispo, o Celeiro da História”.

Apresentada pelo arqueólogo municipal, Ricardo Soares, e pelo responsável pela empreitada museográfica, Paulo Monteiro, a iniciativa teve como objetivo partilhar, com a comunidade, os conceitos de Museu do Território e de Museu da Paisagem.

Pub

Foram ainda partilhados a narrativa e os discursos museológicos associados, o espólio e as coleções museológicas, quais as opções expositivas e as arquiteturas museográficas e a identidade gráfica e institucional do Museu Municipal.

Foram ainda esclarecidos a necessidade, o espírito e a missão do Museu Municipal, sem esquecer a riqueza e a diversidade do património local, natural e cultural, material e
imaterial, representativos do território de Vila do Bispo e explorados neste equipamento municipal de âmbito sociocultural.

Na parte final da apresentação, Rute Silva, presidente da câmara municipal, expressou a
«importância deste equipamento para o concelho», esclarecendo sobre questões «de ordem
financeira, contratual e processual e acerca das candidaturas e dos financiamentos já garantidos e em curso, fundamentais para minimizar o investimento do município».

Integrada no programa de celebrações do Dia do Município de Vila do Bispo 2022, a iniciativa teve lugar no Auditório do Centro Cultural e contou com a presença de 50 pessoas da comunidade Vila-bispense, o que demonstra tratar-se «de um projeto participativo e inclusivo, de todos e para todos, que garantirá, em breve, o acolhimento, a salvaguarda, a conservação, a valorização e a transmissão, às futuras gerações, de uma riquíssima e diversificada herança coletiva, única à escala global, extraordinariamente representativa da História Natural e Cultural do atual território concelhio de Vila do Bispo», finaliza a autarquia.

Pub

Pub
Mais em Artes & Espetáculos
“Artes” dos alunos da Secundária de Silves na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Silves tem patente até ao final de maio a exposição “ARTES”….

Arvad Wine dinamiza evento em Lagoa celebrando “a vida”

Tchin! Tchin! será uma celebração da vida, qua acontece no sábado, dia 21 de maio, das 16h00 às 21h00, no espaço da ARVAD Wine, em Lagoa.

“Conta-me Estórias” em Silves é cancelada

A peça de teatro infantil “Conta-me Estórias”, agendada para hoje, dia 15 de maio, no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, foi cancelada.

Festival de Piano Cidade de Lagoa leva música a população sénior

O III Festival de Piano Cidade de Lagoa, a decorrer durante o mês de maio, vai promover a iniciativa “Manhãs Musicais”, concertos de piano…