Foto: arquivo Região Sul

Covid-19 custou ao Estado Português 7,74 mil milhões de euros só em 2021

Covid-19 custou ao Estado português 7,74 mil milhões de euros só em 2021, divulgou esta quinta-feira a Direção-Geral do Orçamento (DGO), segundo a EuroNews, num dia em que Portugal estabeleceu um novo recorde diário de infeções.

"Até ao final de Dezembro, a execução das medidas adotadas no âmbito do combate e da prevenção da Covid-19, bem como as que têm por objetivo repor a normalidade, conduziu a uma redução da receita de 306,4 milhões de euros e a um aumento da despesa total em 7.437,3 milhões de euros", lê-se na "Síntese da Execução Orçamental", da DGO a que a EuroNews se refere nesta sua notícia.

Pub

Incluído na despesa estão os apoios às empresas e ao emprego, que somaram 4.027,6 milhões de euros, sendo um quarto no âmbito no programa Apoiar e um pouco de mais de outro quarto no apoio aos transportes.

apoio ao setor da Saúde somou no ano passado 1.474,9 milhões de euros, sendo aqui incluído o investimento em recursos humanos, vacinas e testes.

Quanto ao boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde (DGS), foram diagnosticadas 65.706 novas infeções de quarta para quinta-feira, um novo recorde diário no país, e há ainda a lamentar mais 41 mortes com Covid-19.

Em termos hospitalares, registou-se uma queda de 64 "doentes covid" internados, havendo agora um máximo de 2249 camas ocupadas, incluindo 147 nos cuidados intensivos (menos sete do que na quarta-feira).

Pub

Em termos de vacinas contra a Covid-19, está já aberto o autoagendamento da dose de reforço para maiores de 18 anos. O pedido pode ser feito online pelo portal do Serviço Nacional de Saúde.

O reforço pode ser feito por "utentes com idade igual ou superior a 18 anos, que tenham completado o esquema primário há cinco meses e não tenham tido infeção há menos de cinco meses", explicam os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Pub
Mais em Nacional
Reforço de meios de combate a incêndios no terreno até dia 31

O dispositivo especial de combate a incêndios rurais (DECIR) para este ano, conforme definido pela…

Língua Portuguesa é a quarta mais falada no mundo

Idioma é usado por 260 milhões de pessoas O Instituto Camões informou hoje, 5 de…

CNN: Marcelo pediu mais meios para as forças armadas e “consenso nacional” (c/vídeo)

Presidente da República centrou nas forças armadas a sua intervenção na sessão solene que assinalou…

DGRM efetua venda antecipada de Alabote congelado apreendido

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos vai promover uma venda antecipada de 743 kg de Alabote apreendido.