PS
Jamila Padeira

PS quer diversificar economia algarvia e criar riqueza no próximo ciclo político

A diversificação da economia regional e a criação de riqueza são duas das prioridades do PS no próximo ciclo político, aproveitando o facto de o Algarve vir a dispor de mais de 1,2 mil milhões de euros de fundos comunitários.

“Um valor que não era alcançado desde que a região algarvia deixou de fazer parte das regiões de convergência por ter ultrapassado os 75% da média do PIB da União Europeia”, salientam os socialistas.

Pub

“É o quádruplo do que o Governo do PSD negociou com Bruxelas em 2011 para a região. Passamos de 300 milhões de euros para 1.200 milhões de euros. Quatro vezes mais fundos disponíveis, o que nos coloca na mão a oportunidade de apostar na diversificação da nossa economia para dependermos menos do turismo, qualificarmos a nossa oferta hoteleira e apoiarmos os nossos empresários a crescer e a criar riqueza e postos de trabalho mais qualificados e melhor remunerados”, adianta, em comunicado, a cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral de Faro às Legislativas, Jamila Madeira.

A candidata socialista considera que nestas eleições está também em causa saber como serão utilizados estes apoios extraordinários e que áreas devem ser prioritárias.

A região vai gerir diretamente 780 milhões de euros para melhorar a competitividade e alavancar o seu crescimento e desenvolvimento mas o PS já “reservou” 300 milhões de euros para “apoiar as empresas e os empresários que queiram crescer e investir no Algarve, criando riqueza e emprego em áreas que não sejam a hotelaria e o turismo”.

“Isto é fundamental porque a região vai ficar mais forte e melhor preparada para resistir a novas crises e ameaças”, aponta Jamila Madeira, lembrando ainda que não haverá modelo de desenvolvimento económico sem habitação acessível para os trabalhadores, os jovens e para as famílias com rendimentos intermédios.

Pub

“É por isso que o governo do PS tem já neste momento contratualizado com vários municípios do Algarve a construção de 3.322 habitações, num investimento, até ao momento, de 233 milhões de euros”, acrescenta a candidata.

Outro grande investimento estratégico para a região será a água e a liderança nas medidas de combate às alterações climáticas e à transição energética. “Somos a única região do Portugal que tem no Plano de Recuperação e Resiliência uma gaveta com duzentos milhões de euros exclusivos para investir no Algarve. A dessalinização, a captação de água no Guadiana são projectos fundamentais que já estão em curso para garantir água em qualidade e quantidade ao Algarve”, nota Jamila.

Considerando que “estas são as prioridades do Partido Socialista”, a cabeça de lista do PS ressalva que “a direita tem outro caminho”. “A direita considera que o mercado imobiliário é que tem de resolver o problema dos preços da habitação ou que o Serviço Nacional de Saúde deve responder apenas aos pobres e que quem tem dinheiro deve pagar para ter saúde”, prossegue.

Nestas eleições, conclui Jamila Madeira, “está em causa a definição do modelo de desenvolvimento que queremos para a nossa região e para o país e como vamos aproveitar os recursos extraordinários que o primeiro-ministro António Costa negociou em Bruxelas para o Algarve e para Portugal. Queremos um modelo solidário ou um modelo individualista? Um modelo que promove o crescimento e apoia as empresas que investem e apostam no trabalho qualificado e melhor remunerado ou a continuação da política de austeridade e de baixos salários que a direita implementou entre 2011 e 2015 e que ainda hoje continua a defender.

Pub
Mais em Política
Parlamento
PS apresenta proposta de alteração ao OE2022 para apressar Hospital Central do Algarve

Os deputados do Partido Socialista (PS) eleitos pelo Algarve apresentaram uma proposta de alteração do Orçamento do Estado para 2022 para

Chega
Deputado eleito pelo Algarve ouviu órgãos distritais do Chega

Pedro Pinto, deputado do Chega eleito pelo Algarve, esteve na sede regional do partido, em Faro, na passada sexta-feira, 3, para ouvir os

Bloco de Esquerda organizou Fórum da Água

Decorreu no passado dia 7 de maio no Centro Autárquico de Quarteira o Fórum da…

Água
Jornadas Parlamentares do PS/Algarve abordam tema da água

«Garantir Água. Garantir Futuro» será o tema das Jornadas Parlamentares do PS/Algarve, que decorrem no no próximo sábado, 14, com várias