Um CODU - Centro de Orientação de Doentes Urgentes

INEM explica como funcionam os CODU’s – Centros de Orientação de Doentes Urgentes

Os CODU - Centros de Orientação de Doentes Urgentes são centrais de emergência médica responsáveis pela medicalização do Número Europeu de Emergência - 112. Os pedidos de socorro efetuados através do 112, que digam respeito a situações de urgência ou emergência médica, são transferidos para os CODU.

Atualmente, o INEM tem quatro CODU em funcionamento: Porto, Coimbra, Lisboa e Faro. Compete aos CODU atender e avaliar no mais curto espaço de tempo os pedidos de socorro recebidos, com o objetivo de determinar os recursos necessários e adequados a cada caso. O seu funcionamento é assegurado, 24 horas por dia, por equipas de profissionais qualificados (Médicos e Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar) com formação específica para efetuar o atendimento, triagem, aconselhamento, seleção e envio de meios de socorro.

Pub

Para o efeito, os CODU dispõem de um conjunto de equipamentos na área das telecomunicações e informática que permitem coordenar e rentabilizar os meios humanos e recursos técnicos existentes. Os CODU coordenam e gerem um conjunto de meios de socorro (motas, ambulâncias, viaturas médicas e helicópteros).

Os meios são selecionados de forma criteriosa de acordo com:

- A situação clínica das vítimas

- A proximidade do local da ocorrência

- A acessibilidade ao local da ocorrência

Este serviço assegura o acompanhamento das equipas no terreno através de informações clínicas recebidas.É ainda possível selecionar e preparar a receção hospitalar dos doentes, com base em critérios clínicos, geográficos e de recursos da unidade de saúde de destino.

Para ler o último artigo publicado pelo INEM, clique aqui.

Pub

Siga os conselhos do INEM no facebook e no twitter.

Pub
Mais em Saúde
Covid-19: idosos recebem a partir de hoje a 2a dose de reforço

Previsto para o início do outono, a aplicação da 2a dose de reforço foi antecipada devido ao aumento de infeções no país.

Vila Nova de Milfontes recebe ação de promoção de hábitos saudáveis

“Tudo em Prol do Coração!” é o lema da iniciativa agendada para o dia 27…

Médicos
Governo abre 17 vagas com incentivos para captar médicos para o Algarve

O Governo determinou as zonas geográficas do país onde se sente carência de médicos para efeitos de atribuição de incentivos à sua fixação,

Algarve vai ter unidade especializada para pessoas trans

Lisboa e Algarve vão passar a ter duas unidades especializadas para atendimento e acompanhamento de pessoas trans, cuja aberta está prevista