Alameda vai ser “devolvida” à população farense “o mais tardar” até abril

O presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, anunciou hoje que a Alameda João de Deus poderá reabrir, após as obras de requalificação estarem concluídas, “o mais tardar” até abril.

Já só com detalhes e retoques por finalizar – os pavimentos dos caminhos e o “chão” do polidesportivo –, o autarca disse, durante uma visita ao espaço no âmbito do ciclo «Faro Positivo», “que em março ou abril, o mais tardar, a Alameda será devolvida aos munícipes”.

Pub

“Pelos muitos e-mails que recebo e perguntas que me fazem, a abertura da Alameda é a coisa mais desejada pelos farenses”, acrescentou Bacalhau.

Intervenção de 736 mil euros

A intervenção, orçada em 736.431 euros, já devia estar concluída em setembro do ano passado, mas a falta de materiais e de mão de obra, bloqueios causados pela pandemia, atrasaram o calendário e dilataram o prazo fixado.

“Queríamos fazer uma intervenção de fundo e requalificar um espaço que exigia esta obra há décadas”, lembrou Rogério Bacalhau sobre as “muitas discussões” que o projeto gerou entre os responsáveis municipais.

A empreitada, feita com a “memória do passado”, incluiu a melhoria dos pavimentos e percursos existentes e a rearborização de várias zonas, com a plantação de novas espécies que visam ocupar o espaço de árvores mortas e em mau estado, já substituídas ou por substituir.

Pub

Apesar da polémica existente há muito sobre este tema, o arquiteto José Brito ressalvou árvores mal podadas e maltratadas “durante anos” tiveram de ser retiradas. “Não tinham condições nem estabilidade e podiam causar acidentes”, justificou.

Além da introdução de novo mobiliário urbano, para dar maior conforto à permanência no espaço público, destacam-se ainda as mudanças na zona do chamado “caracol”, a criação de um eixo direto ao ‘chalê do Sabino’ e uma área junto à biblioteca que será aproveitada por este espaço cultural para a realização de atividades.

A melhoria da iluminação e do sistema de rega, a edificação de novas casas de banho e áreas de serviço, o reapatrechamento do parque infantil e do parque geriátrico e a transformação do antigo polidesportivo num espaço multifuncional e dos antigos balneários numa cafetaria estão incluídas na obra.

A Câmara de Faro também preparou um plano de manutenção, com “o trabalho a fazer a seguir à inauguração” para manter uma Alameda “com qualidade durante muitos anos”.

Pub
Mais em Sociedade
Helena Carreiras
Ministra da Defesa preside à cerimónia militar do Dia da Marinha em Faro no domingo

As celebrações do Dia da Marinha em Faro encerram amanhã, domingo, 22, com especial destaque para a cerimónia militar no jardim Manuel Bivar

Portimão
Semana Intercultural junta comunidades de migrantes de Portimão

A Semana Intercultural de Portimão vai decorrer entre 23 e 29 de maio, sob o mote da diversidade cultural, visando “promover a vivência das

Vila do Bispo
Proteção Civil de Vila do Bispo “ganha” tenda insuflável e gerador trifásico

O município de Vila do Bispo adquiriu uma tenda insuflável de 42 metros quadrados, um gerador trifásico e outros equipamentos essenciais para

GNR
GNR deteve 239 pessoas por condução sob efeito de álcool na última semana

A GNR deteve 239 pessoas por condução sob efeito de álcool na última semana em todo o país, num total de 517 detidos em flagrante delito,