Projeto “PorTiArtista” vai estimular os talentos musicais

Já arrancou na Cruz da Parteira, em Portimão, o projeto “PorTiArtista” que «vai dar voz às crianças e jovens deste bairro camarário e que surgiu da necessidade sentida em apostar nas suas aptidões e potencialidades musicais».

Diz o município ainda que o objetivo é «criar condições para que este grupo socialmente desfavorecido possa alimentar os seus sonhos artísticos, ao mesmo tempo que previne comportamentos desviantes e estimula a participação cívica».

Pub


O projeto consiste na criação de um estúdio multimédia em espaço existente no Centro Comunitário da Cruz da Parteira e tem por principal objetivo encaminhar os pequenos destinatários para um espaço onde a criatividade.

Será, portanto, adianta a autarquia «um espaço onde a criatividade poderá ser explorada e acompanhada, pelo fomento da escrita, da construção de conteúdos e do desenvolvimento de produções musicais e coreografias, em simultâneo com a redução das vulnerabilidades sociais existentes, a prevenção da delinquência juvenil do público-alvo e o estímulo à sua saúde mental e física».

O estúdio multimédia, neste momento em processo de instalação numa sala existente no Centro Comunitário, estará dotado de equipamentos informáticos, de produção de som e de imagem de vídeo e vai ter software apropriado para a produção de conteúdos, estando prevista a aprendizagem e ensino das ferramentas a utilizar pelos jovens, com introdução a tecnologias de informação e de comunicação.

Serão também dinamizados workshops para promoção das técnicas de dança e de expressão corporal, de modo a proporcionar conhecimentos especializados no âmbito da representação artística.

Pub

O projeto, que pretende ser uma mais-valia para os moradores, culminará com a criação de um hino para o Bairro da Cruz da Parteira e respetivo videoclip, num processo que, segundo a câmara, «visa envolver a comunidade e demonstrar como coabitam as várias culturas aí residentes, através da divulgação do seu contexto de vida e pela desmitificação de estereótipos».

Uma das primeiras atividades deste projeto foi a gravação de um vídeo criado pelas crianças e jovens da Cruz da Parteira com um tema de incentivo a Edmundo Inácio e João Leote, dois artistas portimonenses finalistas no concurso " The Voice Portugal", e cujas votações estão a decorrer.


O “PorTiArtista” integra um grupo de três projetos aprovados para Portimão, de um total de 246 que arrancaram em dezembro passado por todo o país, no âmbito do programa governamental Bairros Saudáveis.

Construído em 1998, no âmbito de um programa de realojamento municipal, coexistem no Bairro da Cruz da Parteira várias culturas, nomeadamente a africana, com especial predominância da cabo-verdiana, bem como a cigana de origem portuguesa, vivendo aí atualmente cerca de 430 indivíduos, distribuídos por 120 fogos, com regime de arrendamento apoiado.

Pub
Mais em Sociedade
Helena Carreiras
Ministra da Defesa preside à cerimónia militar do Dia da Marinha em Faro no domingo

As celebrações do Dia da Marinha em Faro encerram amanhã, domingo, 22, com especial destaque para a cerimónia militar no jardim Manuel Bivar

Portimão
Semana Intercultural junta comunidades de migrantes de Portimão

A Semana Intercultural de Portimão vai decorrer entre 23 e 29 de maio, sob o mote da diversidade cultural, visando “promover a vivência das

Vila do Bispo
Proteção Civil de Vila do Bispo “ganha” tenda insuflável e gerador trifásico

O município de Vila do Bispo adquiriu uma tenda insuflável de 42 metros quadrados, um gerador trifásico e outros equipamentos essenciais para

GNR
GNR deteve 239 pessoas por condução sob efeito de álcool na última semana

A GNR deteve 239 pessoas por condução sob efeito de álcool na última semana em todo o país, num total de 517 detidos em flagrante delito,