Algarve: Oficinas Careers preparam mudanças no mercado de trabalho

As Oficinas Careers, que visam preparar profissionais para as mudanças no mercado de trabalho, começam no dia 7 de março, em várias cidades do Algarve, no âmbito do projeto «O Meu Futuro», promovido pela Associação Better Future.

“Um conjunto de especialistas irá prestar aconselhamento de carreira, preparando profissionais dos mais diversos setores de atividade para as mudanças que se anunciam no mercado de trabalho”, refere a organização.

Pub

Estas oficinas são gratuitas e têm como objetivo apoiar pessoas em situação de desemprego ou emprego precário a nível nacional. No Algarve, vão decorrer sessões presenciais em Loulé, Portimão, Faro e Albufeira, de 7 a 26 de março, num total de seis sessões.

Haverá ainda lugar para um conjunto de três sessões de oficinas a distância, através de uma plataforma de videoconferência.

As sessões têm a duração de duas horas cada e são dinamizadas em pequenos grupos por uma equipa de psicólogos com formação nas áreas da psicologia vocacional e desenvolvimento de carreira. As inscrições podem ser feitas aqui.

O projeto piloto conta também com o lançamento de uma plataforma online – para pessoas com interesse em melhorar os seus níveis de qualificação e progredir profissionalmente – que disponibiliza conteúdos exclusivos sobre o mercado de emprego no Algarve, informação útil na procura de emprego, preparação para entrevistas, elaboração do currículo e carta de motivação, bem como acesso a uma lista de ofertas formativas para obtenção de qualificações e competências de empregabilidade. As inscrições podem ser feitas no site já citado.

Pub

Esta iniciativa surge como “resposta ao aumento do desemprego e ao trabalho precário e instável existente no Algarve, resultado da elevada segmentação do mercado de trabalho regional, que tem como consequência, designadamente a baixa escolaridade e qualificação da população ativa, sendo a sazonalidade da atividade económica um fator que agudiza esta situação”.

«O Meu Futuro» tem como objetivo “preparar a população algarvia para o mercado de trabalho, disponibilizando aos seus participantes um conjunto de ferramentas de competências de gestão de carreira e empregabilidade, que lhes permitirá assumir a gestão do seu futuro profissional”.

Este projeto é uma iniciativa da Associação Better Future, que conta com a parceria da Universidade do Minho, da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, do Instituto de Emprego Formação Profissional, IP, entre outros, além de financiamento do Programa CRESC Algarve 2020 e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Pub
Mais em Sociedade
Baja de Loulé marcada no primeiro dia pelo calor e por desistências de vulto

Como delineado, a Baja de Loulé arrancou com o prólogo com 5,250 kms junto ao Estádio Algarve, permitindo ao público de Faro e Loulé assistir

De Boca em Boca Mértola com mais “Caminhos Contados”

Com o apoio do Ministério da Cultura através do programa Garantir Cultura, e o apoio…

“Bora lá ao Parque!” em Loulé

O Grupo de trabalho da Rede Municipal de Loulé “Cidade Educadora”, com a colaboração da…

Lagoa Wine Experiences 2022 arranca já este sábado

O Lagoa Wine Experiences dá o pontapé de saída sábado, dia 28 de maio, e…