“O melhor símbolo da paz é o investimento na educação” – PM

O primeiro-ministro (PM) português, António Costa, concluiu esta segunda-feira (07) em Cabo Verde uma visita de três dias ao continente africano, que já o tinha levado à Guiné-Bissau.

A notícia da EuroNews, refere que Costa além das visitas de Estado, esteve com o Presidente, José Maria Neves e o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, tendo o primeiro-ministro português visitado a Escola Portuguesa de Cabo Verde - uma instituição de ensino financiada por Portugal que se encontra em funcionamento desde 2016 e que conta com perto de 900 alunos do pré-escolar ao 10.º ano.

Pub

Foi nesta escola que o chefe de governo português sublinhou que "nestes momentos, onde as imagens da televisão só nos trazem o horror da guerra, é mais importante do que nunca podermos ver melhor que o símbolo da paz é o investimento na educação e no futuro das nossas crianças".

Um sentimento partilhado pelo seu homólogo cabo-verdiano: "São investimentos deste tipo que fazem crescer os países. A educação é por demais evidente o motor de tudo."

A educação e a saúde compõem os dois eixos fundamentais do novo Programa Estratégico de Cooperação entre os dois países, segundo a EuroNews, assinado durante a VI Cimeira entre Cabo Verde e Portugal e que prevê o investimento de 95 milhões de euros até 2026.

A próxima cimeira entre os dois países está marcada para 2024 em Portugal.

Pub

Pub
Mais em Internacional
EUA confirmam primeiro caso de varíola do macaco em 2022

Sintomas da doença incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios e…

Portugal recebe cabo da Google que liga Europa a África

Portugal recebeu um cabo submarino de fibra óptica de última geração da Google que liga…

António Costa visita esta semana Roménia, Polónia e Ucrânia

O primeiro-ministro António Costa, vai aproveitar a viagem que realiza esta semana à Roménia e…

Queda do avião chinês com 132 pessoas a bordo foi propositada

Dados da investigação sobre a queda do Boeing 737-800 da China Eastern Airlines mostram que…