Gás Natural

A DECO INFORMA: ”A invasão da Rússia à Ucrânia e a alteração dos preços da energia”

A Rússia é um dos principais fornecedores de petróleo e de gás natural da Europa. No entanto, no nosso país não existe atualmente uma dependência relativamente ao fornecimento de gás russo, isto porque Portugal importa gás essencialmente de outros países.  Embora não exista um risco de escassez no fornecimento de gás natural, esta situação de tensão poderá provocar uma subida de preços global.

O pagamento destes serviços públicos essenciais tem um peso considerável na carteira dos consumidores, pelo que este aumento de preços, juntamente com os impactos negativos trazidos pela pandemia e pela inflação registada e prevista, é bastante preocupante.

Pub

Este aumento poderá ser sentido no mercado liberalizado no imediato; para os clientes no mercado regulado, até agora não se verifica que possa existir um impacto.

Perante este iminente aumento de preços, a DECO relembra os consumidores da importância de cada vez mais adotarmos hábitos de poupança que permitam reduzir a fatura de eletricidade e de gás, e ainda, do recurso crescente às energias renováveis.

Aconselhamos ainda os consumidores a fazerem simulações de forma a perceberem, tendo em conta o seu perfil de consumo, quais as tarifas de eletricidade e de gás mais baixas.

Tendo em atenção esta realidade, a DECO já reforçou as suas reivindicações no âmbito do serviço de gás e eletricidade, designadamente que os critérios de acesso à tarifa social do gás natural sejam iguais aos da eletricidade, ou seja, que também os consumidores com um rendimento anual reduzido tenham acesso à tarifa social do gás; que seja implementado o regime de tarifa social do gás de botija, como medida de proteção dos interesses económicos dos consumidores; que seja aplicada a taxa de IVA de 6% em todas as componentes da fatura de eletricidade.

Pub

Caso tenha dúvidas em relação ao seu contrato e faturas, contacte-nos através da nossa Linha de WhatsApp (+351 966 449 110), através do nosso endereço eletrónico geral deco@deco.pt ou no nossoformulário de contacto.

Para ler o artigo anterior publicado pela DECO Algarveclique aqui.

Pub
Mais em Consultório do Consumidor
E se o bem é expedido, ainda que não pedido, será que o preço é devido ?

E há quem caia na “esparrela” e entenda pagar, satisfazendo a pretensão do fornecedor. E por pruridos outros que não cabe analisar na

A DECO INFORMA: “Pirataria, contrafação e impactos na economia”

Vivemos num mundo global que, apesar de ser cada vez mais tecnológico, continua a registar enormes disparidades sociais, culturais,

WORTEN: mas que “despautério”!

Das Condições Gerais dos Contratos  oferecidas em geral à massa de consumidores pela WORTEN, S.A., consta do § 2.º – cláusula 13 -, sob a

A DECO INFORMA: “Positive and Sustainable Lifestyles – o novo projecto europeu em que a DECO participa.”

PSlifestyle – Positive and Sustainable Lifestyles – é o novo projecto europeu em que a DECO participa. Queremos convidar os portugueses a ter