Um agricultor carrega um recipiente de leite na fábrica de queijo Uniqueijo, perto de Velas, na Ilha de São Jorge, Açores. Foto: Reuters / Pedro Nunes.

Tensão em São Jorge continua, após mais de 14 mil terramotos

Mais de 14.000 pequenos terramotos, inferiores a 3.3 Richter sacudiram a ilha de São Jorge nos últimos dias

Na ilha de São Jorge, nos Açores, a situação continua tensa e, aparentemente, pouco evolutiva, devido aos milhares de terramotos que continuam a sacudir a ilha vulcânica, com maior frequência nos últimos dias e que estão a deixar os produtores de leite e agricultores no limite.

Eles (agricultores) continuam a trabalhar porque é aqui que eles ganham o seu rendimento”, disse Aguiar, chefe da Uniqueijos.

Pub

De acordo com a Reuters, por medo, 1.500 dos cerca de 8.400 habitantes da ilha já partiram por via marítima ou aérea, disseram as autoridades.

Os 211 produtores de leite de São Jorge estão com medo do impacto que os mais de 14.000 terramotos que atingiram a ilha desde 19 de março podem estar a causar no gado e nas pastagens, bem como nos seus bolsos.

Com as botas enlameadas, o agricultor Rui Bettencourt trabalhou incansavelmente durante o dia para ordenhar as suas mais de 200 vacas, e mal teve tempo de pensar no que tem sido descrito como uma “crise sísmica”.

"Há terramotos, mas temos que sair todos os dias", disse o homem de 47 anos enquanto as suas vacas seguem atrás dele. "Não podemos abandonar os animais."

Pub

De acordo com a Reuters, há temores de que os tremores, que atingiram uma magnitude de até 3,3 Richter, possam estar a anunciar uma erupção vulcânica pela primeira vez desde 1808, ou um poderoso terremoto.

Pub
Mais em Nacional
Reforço de meios de combate a incêndios no terreno até dia 31

O dispositivo especial de combate a incêndios rurais (DECIR) para este ano, conforme definido pela…

Língua Portuguesa é a quarta mais falada no mundo

Idioma é usado por 260 milhões de pessoas O Instituto Camões informou hoje, 5 de…

CNN: Marcelo pediu mais meios para as forças armadas e “consenso nacional” (c/vídeo)

Presidente da República centrou nas forças armadas a sua intervenção na sessão solene que assinalou…

DGRM efetua venda antecipada de Alabote congelado apreendido

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos vai promover uma venda antecipada de 743 kg de Alabote apreendido.