
À Direção-Geral da Saúde
Venho por este meio lembrar que estamos no meio de uma guerra, que repudio totalmente, e com resultado a fuga de muitos, sobretudo ucranianos, para a europa ocidental, nomeadamente para Portugal. Sendo a Ucrânia um país com uma baixa taxa de vacinação e com problemas graves a nível sanitário, venho por este meio propor o regresso ao passado recente em termos da vacina do BCG, ou seja, a vacinação contra a tuberculose, a todos os recém-nascidos em todas as nossas maternidades.
Penso ser uma medida preventiva e ajustada no momento atual no nosso país, tanto mais que uma das premissas para os R.N. fazerem o BCG, é precisamente os pais serem originários dos países de leste.
Será que estou a ser precipitado? É apenas um alerta para não descambarmos em mais uma terrível pandemia, tanto mais, que a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, já manifestou a sua preocupação pelo aumento do número de mortos por tuberculose na Europa. Sempre ouvi dizer que, “vale mais prevenir que remediar”. Esta proposta será intensamente divulgada!
A presnete foi enviada no dia 27 de Março de 2022 à Direção-Geral da Saúde (DGS) com conhecimento ao Grupo Parlamentar de Saúde da A.R. e com conhecimento à ARS do Algarve e Delegada de Saúde de Portimão.
* Médico (C.P. 13805)