Franceses hoje nas urnas na primeira volta das presidenciais (c/vídeo)
Os eleitores franceses votam este domingo para decidir quem vai à segunda volta das presidenciais em França.
Começamos por referir que as últimas sondagens indicam uma luta renhida pelo primeiro lugar e a possibilidade de um recorde na abstenção.
No final de um período de cinco anos marcado por várias crises, Emmanuel Macron, o presidente cessante que esperou até ao último momento para entrar na campanha, segundo a EuroNews, está a jogar a reeleição como o favorito, seguido pela candidata de extrema-direita Marine Le Pen. E, a dois dias das eleições, sente-se cada vez mais o clima de indecisão e abstenção.
Num dos mercados mercados de Paris, na manhã de sexta-feira, as conversas destacam uma “campanha sombria”.
"De cinco em cinco anos, digo a mim mesma que vou esperar pela segunda volta para votar. Mas voto sempre na primeira porque, infelizmente, penso que os votos em branco e as abstenções não são tidas em conta. Por isso, penso que ainda tenho de votar em alguém".
E prossegue dizendo: "Tenho uma vaga ideia, mas francamente penso que vou decidir no último minuto", conta Jeanne Di Mascio, professora de música.
Christine Mazaud, reformada, conta que à sua volta “ninguém vota e todos resmungam”.
Diz também que a maioria dos franceses não viveram no estrangeiro e “não tem noção das liberdades e facilidades que têm”.