Tavira

Tavira acolhe projeto de educação em geociências costeiras e marinhas

O projeto «Educoast – Uma Estação de Investigação em Geociências Costeiras para a promoção da educação baseada na natureza» foi apresentado, na passada sexta-feira, em Tavira, concelho em que será desenvolvido.

A sessão foi promovida pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em parceria com  a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), Centro Ciência Viva de Tavira (CCVT) e Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Pub

Este projeto, financiado pelo Programa Crescimento Azul EEA Grants, na área da educação, com uma verba de 225 mil euros, vai desenvolver-se na Estação do IPMA de Tavira, localizada num ambiente costeiro único, que inclui sapal, dunas, canal, ilha barreira e praia.

Esta estação possui também um laboratório de investigação equipado com instrumentação de última geração, dedicado ao estudo dos sedimentos, financiado na sua maioria pelo Roteiro Nacional de Infraestuturas de Investigação (EMSO-PT). 

Pretende-se com este projeto “estender a vertente de investigação do IPMA de modo a incluir educação e formação, na área das geociências costeiras e marinhas”, através da realização de programas formais e informais, para investigadores, educadores e estudantes, de vários graus de ensino e formação profissional.

O projeto Educoast inclui várias atividades, nomeadamente visitas à Estação de escolas do ensino básico e secundário e associações, que têm por base uma oferta pedagógica com uma forte componente prática, cujo princípio é “meter as mãos na massa”; formação para alunos do ensino politécnico e universitário (estágios, mestrados e doutoramentos); formação para empresas marítimo-turísticas; formação (acreditada) de professores do ensino básico (3.º ciclo) e secundário e escolas de verão.

Pub

Todas as atividades têm uma base de aprendizagem experimental, com base em trabalho de campo e de laboratório, de modo a promover a motivação, a criatividade e o pensamento crítico, contribuindo para uma melhor compreensão da ciência e do processo científico.

A Estação do IPMA em Tavira é a primeira estação de campo em Portugal vocacionada para a formação baseada na natureza, na área das geociências marinhas e costeiras.

Na apresentação, além do promotor do projeto (IPMA), estiveram presentes, representantes do operador do programa - Direção-Geral de Política do Mar (DGPM), Câmara Municipal de Tavira e Junta de Freguesia de Tavira, os parceiros do projeto da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Admnistração da Região Hidrográfica do Algarve (ARH-Algarve, APA), bem como, professores de escolas da região.

Após a apresentação, os convidados tiveram a oportunidade de visitar as instalações do IPMA em Tavira.

Pub
Mais em Educação & Ciência
Maria João Bebianno distinguida por Mérito Científico

CCDR Algarve saúda a investigadora da Universidade do Algarve. A Ministra da Ciência e Tecnologia…

Loulé
Projeto europeu avaliou políticas de integração de migrantes e refugiados

Um estudo que avaliou as políticas de integração de migrantes não comunitários e refugiados em…

Alunos do Piaget de Silves realizam técnicas de mobilização

Os estudantes da licenciatura de Fisioterapia do Instituto Piaget de Silves realizaram técnicas de mobilização dos tecidos moles em crianças.

El Camino foi feito pelo AEFFL Olhão

O Agrupamento de Escolas Francisco Fernandes Lopes, de Olhão, marcou presença em mais uma mobilidade de alunos que decorreu em Espanha.