
Tavira acolhe projeto de educação em geociências costeiras e marinhas
O projeto «Educoast – Uma Estação de Investigação em Geociências Costeiras para a promoção da educação baseada na natureza» foi apresentado, na passada sexta-feira, em Tavira, concelho em que será desenvolvido.
A sessão foi promovida pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), Centro Ciência Viva de Tavira (CCVT) e Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Este projeto, financiado pelo Programa Crescimento Azul EEA Grants, na área da educação, com uma verba de 225 mil euros, vai desenvolver-se na Estação do IPMA de Tavira, localizada num ambiente costeiro único, que inclui sapal, dunas, canal, ilha barreira e praia.
Esta estação possui também um laboratório de investigação equipado com instrumentação de última geração, dedicado ao estudo dos sedimentos, financiado na sua maioria pelo Roteiro Nacional de Infraestuturas de Investigação (EMSO-PT).
Pretende-se com este projeto “estender a vertente de investigação do IPMA de modo a incluir educação e formação, na área das geociências costeiras e marinhas”, através da realização de programas formais e informais, para investigadores, educadores e estudantes, de vários graus de ensino e formação profissional.
O projeto Educoast inclui várias atividades, nomeadamente visitas à Estação de escolas do ensino básico e secundário e associações, que têm por base uma oferta pedagógica com uma forte componente prática, cujo princípio é “meter as mãos na massa”; formação para alunos do ensino politécnico e universitário (estágios, mestrados e doutoramentos); formação para empresas marítimo-turísticas; formação (acreditada) de professores do ensino básico (3.º ciclo) e secundário e escolas de verão.
Todas as atividades têm uma base de aprendizagem experimental, com base em trabalho de campo e de laboratório, de modo a promover a motivação, a criatividade e o pensamento crítico, contribuindo para uma melhor compreensão da ciência e do processo científico.
A Estação do IPMA em Tavira é a primeira estação de campo em Portugal vocacionada para a formação baseada na natureza, na área das geociências marinhas e costeiras.
Na apresentação, além do promotor do projeto (IPMA), estiveram presentes, representantes do operador do programa - Direção-Geral de Política do Mar (DGPM), Câmara Municipal de Tavira e Junta de Freguesia de Tavira, os parceiros do projeto da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Admnistração da Região Hidrográfica do Algarve (ARH-Algarve, APA), bem como, professores de escolas da região.
Após a apresentação, os convidados tiveram a oportunidade de visitar as instalações do IPMA em Tavira.