
Musk faz oferta de 43 mil milhões para Twitter construir ‘arena para liberdade de expressão’
O empresário multi-milionário Elon Musk fez uma oferta de 43 mil milhões de dólares, em dinheiro, nesta quinta-feira, para adquirir o Twitter, com o CEO da Tesla a dizer que a empresa de mídia social precisa ser privada para crescer e tornar-se uma plataforma em liberdade de expressão.
"Acho muito importante que haja uma arena inclusiva para a liberdade de expressão", disse Musk, assumindo que já é o segundo maior acionista do Twitter em São Francisco, num TED Talk em Vancouver, ao ser questionado sobre a sua oferta.
De acordo com a Reuters, Musk fez a oferta na quarta-feira numa carta dirigida ao conselho do Twitter - a plataforma de microblog que se tornou um meio global de comunicação para indivíduos e líderes mundiais - e foi divulgada num documento regulatório na quinta-feira.
O seu preço de oferta, no valor de 54,20 dólares por ação, representa um prémio de 38% em relação à cotação do Twitter em 1 de abril, o último dia de negociação antes da sua participação de 9,1% na plataforma se tornar pública.

Elon Musk, a pessoa mais rica do mundo, possuidor de uma fortuna avaliada em 273,6 mil milhões de dólares, de acordo com uma contagem da Forbes, rejeitou um convite para se juntar ao conselho do Twitter no sábado anterior, depois de divulgar a sua participação.
Um movimento que analistas disseram sinalizar as suas intenções de aquisição, já que um assento no conselho teria limitado a sua participação acionária a apenas abaixo de 15%, segundo a Reuters.
Depois da sua palestra no TED, Musk sugeriu a possibilidade de uma oferta hostil na qual ele contornaria o conselho do Twitter e colocaria a oferta diretamente aos seus acionistas, twittando: “Seria totalmente indefensável não colocar essa oferta no voto dos acionistas”.
Salienta a notícia da Reuters, que o Twitter estava avaliando a oferta com orientação de Goldman Sachs e Wilson Sonsini Goodrich & Rosati, segundo uma fonte. A empresa também estava a preparar uma "pílula de veneno" como medida de proteção contra Musk aumentar sua participação na sexta-feira, revelou a fonte.
As ações do Twitter caíram 2% nas negociações da tarde. Mas os investidores não ficaram imediatamente convencidos.
"Esta não é uma forma de ganhar dinheiro", disse Musk durante o TED Talk.
“Meu forte senso intuitivo é que ter uma plataforma pública que seja extremamente confiável e amplamente inclusiva é extremamente importante para o futuro da civilização”, acrescentou Musk, segundo a Reuters.