Castelo de Aljezur é hoje palco do Património e Clima

Hoje comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2022, uma data que se enquadra, este ano, sob o tema do Património e Clima.

Para assinalar este dia, ao final da tardem, a partir das 18h30, acontece um “sunset” no Castelo de Aljezur sob a designação "Clima Cultural”.

Pub

Durante o evento a intenção da organização é «alertar de forma consciente e responsável para a importância que a alteração climática terá de forma direta no nosso património e no modo como dele usufruímos».

«Todos nós temos conhecimento que, nos últimos anos, numa escala global, os desastres são frequentes, por vezes, catastróficos, semeando morte, desolação, destruição e prejuízos incalculáveis para as pessoas, meio ambiente e património, muitos deles relacionados com as alterações climáticas que têm de ser seriamente levados em consideração», adianta ainda o executivo de Aljezur.

Assim, «para refletir sobre estas premissas», terá ainda lugar a realização de uma ação de sensibilização, através das mãos da artista plástica Dina Palma Dias que terá como desafio fazer um “live painting”, da vista panorâmica a oeste do Castelo.

Ou seja a artista terá como desafio projetar a sua visão dos impactos provocados pelas alterações climáticas sobre o vale do castelo até à praia da Amoreira.

Pub

A acompanhar a artista durante a sua intervenção, irá atuar o “Quarteto de Jazz da ARCM”, formado no ano de 2020, pela Associação Recreativa e Cultural de Músicos, composto por músicos do meio do jazz da região.

Pub
Mais em Artes & Espetáculos
Banda “Os Naira” no Auditório Municipal de Albufeira

Os Naira voltam a surpreender os albufeirenses, desta vez com uma atuação aberta ao público,…

Cineteatro Louletano garante apoio para quadriénio 2022 – 2025

O Cineteatro Louletano acaba de ver garantido um apoio de 200 mil euros anuais para…

Música e literatura do Algarve nas comemorações dos 150 anos de Ernesto Korrodi

A música e literatura “made in Algarve” vão marcar presença, em Leiria, nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Ernesto Korrodi

Ana Vitória
Ana Vitória estreia hoje «Encruzilhada» no Teatro das Figuras

A coreógrafa, performer e artista visual brasileira Ana Vitória estreia hoje, terça-feira, 24, no Teatro das Figuras, em Faro, a instalação