Fórum Opto está de volta a Albufeira

A abertura do OPTO, um dos maiores Fóruns de Educação e Formação do País está marcada para o dia 27 de abril, em Albufeira.

A iniciativa, que já vai na sua 8.ª edição, decorre durante três dias, 27, 28 e 29 de abril, no Pavilhão Desportivo de Albufeira, com a presença de cerca de 70 expositores, entre entidades do ensino público e privado, politécnicos, universidades de todo o país, empresas e centros de formação.

Pub

O certame pode ser visitado nos dias 27 e 28 de abril, entre as 9h30 e as 17h30, e no último dia (29 de abril), a partir das 9h30 até às 13h00. Esta é uma iniciativa conjunta do Município de Albufeira, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares-Direção de Serviços da Região do Algarve (DGEstE) e Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O Opto conta com a colaboração dos três Agrupamentos de Escolas do concelho.

Durante estes três dias, os jovens que passarem pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira terão acesso a informação atualizada sobre as diversas alternativas escolares e formativas disponíveis no Sistema Educativo Nacional (ensino secundário, profissional e superior), experiências no estrangeiro, bem como a possibilidade de estabelecer um primeiro contacto com profissionais de diferentes áreas e organizações.

O programa inclui a realização de workshops, conferências, apresentação de experiências, demonstrações culinárias (cozinha e pastelaria, doçaria regional, sobremesas saudáveis e batidos, lanches saudáveis, cocktails e crepes, degustação de produtos regionais, dieta mediterrânica, cozinha do mundo) e um leque variado de propostas de animação no interior e exterior do recinto.

Pub

No palco instalado no interior do Pavilhão, a animação, protagonizada maioritariamente pelos alunos das escolas participantes, é uma
constante, contando com vários momentos musicais, aulas de fitness e teatro, entre outras manifestações culturais e artísticas.

Este ano preparamos ainda uma novidade, nomeadamente, um novo espaço coberto no exterior que dará continuidade à nave principal e onde decorrem as desmonstrações dos cursos de mesa e bar, assim como diversas palestras para os interessados na área.

«Queremos em Albufeira uma juventude bem-sucedida e é por isso que lhes proporcionamos meios capazes de acolher a praticabilidade das suas visões contemporâneas, permitindo-lhes criar, empreender e contribuir para uma cidadania participante», enfatizou José Carlos Rolo, presidente da autarquia.

Ainda no exterior do recinto, irão ser colocadas várias atrações que irão suscitar motivo de visita. Entre elas, as habituais atividades e demonstrações de parkour, golfe e percursos de orientação.

Os visitantes do evento poderão contar com a Associação dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, que todos os anos marca presença no OPTO através de demonstrações de primeiros socorros e suportes básicos de vida.

Pub

O programa de atividades no exterior do Pavilhão inclui ainda a exibição de cavalos da Guarda Nacional Republicana (GNR) e demonstrações cinotécnicas também pela GNR e pela Polícia de Segurança Pública. Os Fuzileiros da Marinha Portuguesa estarão também presentes com uma parede de escalada de cerca de 8 metros de altura.

Pub
Mais em Educação & Ciência
UAlg
Jovens alunos dão nome a veículo subaquático autónomo desenvolvido na UAlg

O Veículo Subaquático Autónomo (AUV) do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve (UAlg), responsável pela

Albufeira
Albufeira desenvolve competências empreendedoras dos mais jovens

As escolas do 1.º ciclo do município de Albufeira estão a receber o projeto «STARTIUPI», que visa desenvolver e potenciar as competências

Colégio
Colégio Internacional de Vilamoura apresentou projeto aos alunos da UAlg

O Colégio Internacional de Vilamoura (CIV) apresentou, aos alunos do curso de Educação Básica da…

Tavira
Encontro escolar de robótica submarina realizado em Tavira

O encontro regional escolar de robótica submarina decorreu na quarta-feira, 18, nas piscinas Municipais de Tavira, organizado pelo Centro