Portimão é palco de “Momentos de Leitura”

Encerra no próximo dia 7 de maio a décima edição do concurso municipal de leitura em voz alta “Momentos de Leitura”, uma iniciativa das bibliotecas escolares do município de Portimão dirigida aos quatro escalões de ensino, no sentido de promover a leitura e desenvolver a compreensão e a expressão oral junto dos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, assim como do Secundário.

Promovido no âmbito do Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Portimão e Monchique, em parceria com as bibliotecas municipais de ambos os concelhos, são objetivos do certame desenvolver o hábito e o prazer da leitura e estimular a relação entre escola e comunidade, assim como o desenvolvimento de atividades conjuntas entre bibliotecas escolares e agrupamentos de escolas.

Pub

Também fazem parte dos propósitos do concurso articular os textos propostos para leitura nas metas curriculares do Português, contribuir para o desenvolvimento do Plano Nacional de Leitura e, finalmente, fomentar o uso da biblioteca escolar e municipal, ao mesmo tempo que assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se comemora a 5 de maio.

A décima edição do concurso “Momentos de Leitura” foi dividida em três etapas, a primeira das quais decorreu até final de janeiro passado, através do apuramento por turma em cada agrupamento.

Já a segunda fase, que terminou no fim de março, foi constituída por cada
apuramento, a que se segue a derradeira etapa, que corresponde à fase municipal, em que os alunos deverão preparar a leitura de um poema escolhido, conforme o ciclo de escolaridade, pela Biblioteca Manuel Teixeira Gomes.

Esta terceira fase culmina no próximo dia 7 de maio, estando a final agendada para o Museu de Portimão, onde participará um aluno por ciclo de cada agrupamento ou escola não agrupada, num total de 26 estudantes, em representação dos dois municípios aderentes.

Pub

Os professores que avaliaram os jovens concorrentes tiveram em consideração diversos critérios de seleção, entre os quais a fluência da leitura, o respeito pela pontuação e entoação, a dicção e pronúncia, a entoação, o ritmo e a expressividade.

Estão destinados aos três primeiros classificados de cada escalão cheques oferta no valor, respetivamente, de 75, 50 e 25 euros, e aos restantes alunos um livro de oferta, recebendo todos um certificado de participação.

Pub
Mais em Educação & Ciência
UAlg
Jovens alunos dão nome a veículo subaquático autónomo desenvolvido na UAlg

O Veículo Subaquático Autónomo (AUV) do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve (UAlg), responsável pela

Albufeira
Albufeira desenvolve competências empreendedoras dos mais jovens

As escolas do 1.º ciclo do município de Albufeira estão a receber o projeto «STARTIUPI», que visa desenvolver e potenciar as competências

Colégio
Colégio Internacional de Vilamoura apresentou projeto aos alunos da UAlg

O Colégio Internacional de Vilamoura (CIV) apresentou, aos alunos do curso de Educação Básica da…

Tavira
Encontro escolar de robótica submarina realizado em Tavira

O encontro regional escolar de robótica submarina decorreu na quarta-feira, 18, nas piscinas Municipais de Tavira, organizado pelo Centro