Foto: REUTERS/Rafael Marchante

Lucro trimestral da Galp sobe mas a previsão falha

A companhia portuguesa Galp Energia divulgou nesta terça-feira um aumento de seis vezes no lucro ajustado do primeiro trimestre devido à subida nos preços globais do petróleo e à produção mais alta, mas as suas ações caíram porque o resultado ainda ficou aquém da expectativas do mercado.

Uma notícia veiculada pela agência Reuters, dá-nos conta de que o grupo de petróleo e gás disse em comunicado que o lucro líquido ajustado subiu para 155 milhões de euros (162,8 milhões de dólares) de 26 milhões um ano antes, abaixo dos 185 milhões de euros esperados em média por 19 analistas consultados pela empresa.

Pub

A empresa disse que "capturou com sucesso as condições macro mais fortes, principalmente nos segmentos de upstream e industrial", apesar da alta volatilidade dos preços das 'commodities' a pressionarem as atividades subsequentes.

Nma nota de imprensa a RBC Capital Markets disse que, no nível operacional, "os resultados foram melhores a montante, mas mais fracos do que as expectativas, tanto no refinado quanto no produto médio, bem como no comercial", com questões logísticas a pesarem nas operações.

Ainda assim, sua participação na produção de petróleo e gás dos projetos em que tem participação, principalmente no Brasil, subiu 5%, para 129,5 mil barris de óleo equivalente por dia.

A sua margem de refinação também subiu para 6,8 dólares / barril no período de janeiro a março, de 1,9 dólares no mesmo período do ano passado, quando o país foi fortemente afetado pelas restrições da Covid-19, e 5,50 dólares nos três meses anteriores, disse a Galp.

Pub

A Galp, segundo a notícia veiculada pela Reuters, disse que também concordou em adquirir projetos fotovoltaicos e eólicos para produzir 4,8 GW de capacidade em nove estados brasileiros, o que duplicaria a sua capacidade renovável global em desenvolvimento no Brasil, Espanha e Portugal.
A Galp planeia atingir 4 GW de capacidade instalada até 2025 e 12 GW até 2030.

Pub
Mais em Economia
Inflação atinge recorde de 8,1% na UE

Taxa de inflação homóloga da zona euro manteve-se estável nos 7,4% em abril, face a março, segundo informa o Eurostat.

Lagos recebeu empresários brasileiros com vista a futuras parcerias

A cidade de Lagos foi um dos pontos de passagem da delegação da missão ACIB…

Associação Empresarial de Sines e Porto de Luanda assinam protocolo

A Associação Empresarial de Sines (AES) e o Porto de Luanda assinaram um Protocolo de…

AHETA
AHETA e Aviludo firmaram parceria estratégica

A AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve e a Aviludo firmaram uma parceria estratégica que visa reforçar a