Foto de ilustração (in Notícias ao Minuto)

Preços dos combustíveis baixaram menos do que o previsto

Com a redução do ISP, o Executivo antecipava uma redução superior mas o preço médio de ambos os componentes desceu apenas 8,7 cêntimos

A notícia avançada pelo portal Notícias ao Minuto, confirma-nos que os preços dos combustíveis baixaram no início desta semana, mas a descida ficou abaixo das expectativas do Governo.

Pub

Com a redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), o Governo antecipava uma baixa de 15,5 cêntimos na gasolina e de 14,2 no gasóleo, mas o preço médio de ambos os componentes desceu 8,7 cêntimos

Vamos aos cálculos.

No domingo, dia 1 de maio, o preço médio da gasolina simples 95 era de 1,965 euros por litro (euros/litro), tendo descido para 1,878 euros/litro na segunda-feira, de acordo com a notícia do portal Notícias ao Minuto, citando dados da plataforma Preços dos Combustíveis Online da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). São menos 8,7 cêntimos. 

No caso do gasóleo simples, a variação é igual: o preço médio passou de 1,927 euros/litro, no domingo, para 1,840 euros/litro na segunda-feira. Contas feitas são também menos 8,7 cêntimos. 

Pub

O Governo estimava que a redução do ISP - num valor igual ao que resultaria da descida do IVA dos combustíveis - iria traduzir-se, a partir de segunda-feira, num desconto adicional de 15,5 cêntimos por litro de gasolina e de 14,2 cêntimos no gasóleo.

Aliás, o primeiro-ministro, António Costa, destacou que a redução do ISP é uma medida que visa mitigar as consequências da guerra nos preços dos combustíveis, adiantando que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) estará atenta para garantir que o desconto é mesmo aplicado. Ainda assim, recomendou que os consumidores tenham atenção à fatura que pagam. 

Mais tarde, a ASAE anunciou o início de uma monitorização da evolução dos preços dos combustíveis para avaliar o impacto da redução do ISP e alertou os consumidores para que estejam "atentos" e comuniquem "qualquer situação de eventual irregularidade no que concerne a práticas comerciais desleais" através de um formulário no seu portal - pode aceder aqui.

Pub
Mais em Economia
Inflação atinge recorde de 8,1% na UE

Taxa de inflação homóloga da zona euro manteve-se estável nos 7,4% em abril, face a março, segundo informa o Eurostat.

Lagos recebeu empresários brasileiros com vista a futuras parcerias

A cidade de Lagos foi um dos pontos de passagem da delegação da missão ACIB…

Associação Empresarial de Sines e Porto de Luanda assinam protocolo

A Associação Empresarial de Sines (AES) e o Porto de Luanda assinaram um Protocolo de…

AHETA
AHETA e Aviludo firmaram parceria estratégica

A AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve e a Aviludo firmaram uma parceria estratégica que visa reforçar a