
Preços dos combustíveis baixaram menos do que o previsto
Com a redução do ISP, o Executivo antecipava uma redução superior mas o preço médio de ambos os componentes desceu apenas 8,7 cêntimos
A notícia avançada pelo portal Notícias ao Minuto, confirma-nos que os preços dos combustíveis baixaram no início desta semana, mas a descida ficou abaixo das expectativas do Governo.
Com a redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), o Governo antecipava uma baixa de 15,5 cêntimos na gasolina e de 14,2 no gasóleo, mas o preço médio de ambos os componentes desceu 8,7 cêntimos.
Vamos aos cálculos.
No domingo, dia 1 de maio, o preço médio da gasolina simples 95 era de 1,965 euros por litro (euros/litro), tendo descido para 1,878 euros/litro na segunda-feira, de acordo com a notícia do portal Notícias ao Minuto, citando dados da plataforma Preços dos Combustíveis Online da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). São menos 8,7 cêntimos.
No caso do gasóleo simples, a variação é igual: o preço médio passou de 1,927 euros/litro, no domingo, para 1,840 euros/litro na segunda-feira. Contas feitas são também menos 8,7 cêntimos.
O Governo estimava que a redução do ISP - num valor igual ao que resultaria da descida do IVA dos combustíveis - iria traduzir-se, a partir de segunda-feira, num desconto adicional de 15,5 cêntimos por litro de gasolina e de 14,2 cêntimos no gasóleo.
Aliás, o primeiro-ministro, António Costa, destacou que a redução do ISP é uma medida que visa mitigar as consequências da guerra nos preços dos combustíveis, adiantando que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) estará atenta para garantir que o desconto é mesmo aplicado. Ainda assim, recomendou que os consumidores tenham atenção à fatura que pagam.
Mais tarde, a ASAE anunciou o início de uma monitorização da evolução dos preços dos combustíveis para avaliar o impacto da redução do ISP e alertou os consumidores para que estejam "atentos" e comuniquem "qualquer situação de eventual irregularidade no que concerne a práticas comerciais desleais" através de um formulário no seu portal - pode aceder aqui.