Serra

Campanha transmite importância de devolver água à Serra do Caldeirão

A ANP|WWF vai lançar a campanha «Plantar Água, Colher Futuro», para transmitir a importância de devolver a água à Serra do Caldeirão, através de um projeto de restauro florestal que irá repor o equilíbrio ecológico perdido nas áreas ardidas.

Com o apoio da Região de Turismo do Algarve, será lançada neste mês de maio uma campanha de “outdoors”, em Loulé e São Brás de Alportel, no âmbito do projeto «Plantar Água», um projeto que conta com o apoio da Fundação Coca-Cola.

Pub

Esta campanha tem como objetivo não só disseminar as boas práticas implementadas junto dos proprietários florestais, comunidade técnica e científica e entidades locais e regionais, como também sensibilizar a comunidade local na preservação ativa da sua floresta.

O projeto «Plantar Água», que teve início em 2019, tem como objetivo o restauro ecológico de várias áreas afetadas pelo incêndio florestal da Catraia em 2012 que devastou cerca de 25.000 hectares de floresta no coração da Serra do Caldeirão.

Através da instalação de mais de 50 mil árvores e arbustos mediterrânicos em 100 hectares da serra, pretende-se restaurar e devolver ao território a sua água, para todos os usos, bem como recuperar a qualidade dos habitats, biodiversidade e ecossistemas.

Com o objetivo de assegurar a continuidade e expansão deste projeto, a ANP|WWF está neste momento empenhada em encontrar mais financiamento que permita o restauro ecológico desta região.

Pub

Para mais informações acerca deste projeto, e ainda no âmbito da parceria com a Região de Turismo do Algarve, estarão também disponíveis cartazes e folhetos informativos nos Postos de Turismo de Faro e Tavira.

A ANP|WWF é uma ONG portuguesa que trabalha em Portugal em associação com a WWF, com vista a conservar a diversidade biológica e dos recursos nacionais, procurando um planeta em que as pessoas consigam viver em harmonia com a natureza.

Pub
Mais em Ambiente
Aspirante Geoparque apresenta “Plantas Invasoras” nas escolas de Albufeira

O aspirante Geoparque Algarvensis, constituído pelos municípios de Loulé, Silves e Albufeira, assina a ação…

Loulé: Conselho de Ação Climática com novas sinergias

Passados dois anos, o Conselho Local de Acompanhamento da Ação Climática do Município de Loulé,…

Loulé adere à “Semana das Espécies Invasoras”

De 22 de maio a 3 de junho, o Município de Loulé envolve-se na realização…

Observação de cetáceos com formação em Lagos

É já nos próximos dias 6, 7 e 8 de junho que terá lugar a…