2.500 alunos do básico e secundário visitaram UAlg no Dia Aberto

Cerca de 2.500 estudantes dos ensinos básico e secundário responderam ao desafio e visitaram a Universidade do Algarve (UAlg) para mais uma edição do Dia Aberto.

As inscrições esgotaram, as atividades encheram e cerca de 800 voluntários da UAlg receberam presencialmente, nos dias 3 e 4 de maio, os alunos do ensino básico e secundário, depois de dois anos online devido à pandemia.

Pub

Nestes dias abertos participaram alunos oriundos de escolas de todos os concelhos do Algarve, Alto e Baixo Alentejo, e de outras escolas de localidades como Oeiras, Braga, Mafra, Torres Vedras, Venda do Pinheiro e Vila franca de Xira.

Os espaços, habitualmente dedicados às aulas e à investigação, estiveram durante dois dias repletos de atividades preparadas para os visitantes que se deslocaram à Universidade.

Foram muitos os docentes, mas também os estudantes da UAlg que tentaram ajudá-los e esclarecê-los sobre as decisões futuras.

Raquel Travia, estudante da licenciatura de Sociologia da Faculdade de Economia da UAlg, foi uma das voluntárias que acolheu os futuros alunos, com a experiência de já ter participando numa edição anterior do Dia Aberto.

Pub

“Ter participado adequou-me as expetativas e permitiu-me esclarecer inquietações referentes à área a seguir. Acredito que foi um momento fulcral tanto para a minha orientação vocacional, como para a escolha da instituição”, disse, citada pela academia.

Atualmente, enquanto voluntária, referiu que “o facto de também ser aluna dá azo a uma maior abertura e proximidade perante os estudantes que nos visitam”, porque os alunos “sentem-se mais à vontade ao falar com alguém da sua faixa etária que, por sua vez, já esteve daquele lado”.

Com o objetivo de divulgar a oferta formativa para 2022/2023 e dar a conhecer o trabalho pedagógico e científico desenvolvido na UAlg, os Dias Abertos apresentaram um programa diversificado, com atividades de carácter informativo, pedagógico, experimental e lúdico.

Foram oferecidas cerca de uma centena de atividades distribuídas pelos dois campi (Penha e Gambelas), onde se realizarão visitas guiadas aos departamentos e laboratórios, palestras, workshops, exposições e atividades desportivas.

Pub
Mais em Educação & Ciência
Lagoa acolhe formações em Atendimento e Fidelização

A partir de amanhã, até dia 27, o Município de Lagoa, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, promove duas formações…

UAlg
Jovens alunos dão nome a veículo subaquático autónomo desenvolvido na UAlg

O Veículo Subaquático Autónomo (AUV) do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve (UAlg), responsável pela

Albufeira
Albufeira desenvolve competências empreendedoras dos mais jovens

As escolas do 1.º ciclo do município de Albufeira estão a receber o projeto «STARTIUPI», que visa desenvolver e potenciar as competências

Colégio
Colégio Internacional de Vilamoura apresentou projeto aos alunos da UAlg

O Colégio Internacional de Vilamoura (CIV) apresentou, aos alunos do curso de Educação Básica da…