
2.500 alunos do básico e secundário visitaram UAlg no Dia Aberto
Cerca de 2.500 estudantes dos ensinos básico e secundário responderam ao desafio e visitaram a Universidade do Algarve (UAlg) para mais uma edição do Dia Aberto.
As inscrições esgotaram, as atividades encheram e cerca de 800 voluntários da UAlg receberam presencialmente, nos dias 3 e 4 de maio, os alunos do ensino básico e secundário, depois de dois anos online devido à pandemia.
Nestes dias abertos participaram alunos oriundos de escolas de todos os concelhos do Algarve, Alto e Baixo Alentejo, e de outras escolas de localidades como Oeiras, Braga, Mafra, Torres Vedras, Venda do Pinheiro e Vila franca de Xira.
Os espaços, habitualmente dedicados às aulas e à investigação, estiveram durante dois dias repletos de atividades preparadas para os visitantes que se deslocaram à Universidade.
Foram muitos os docentes, mas também os estudantes da UAlg que tentaram ajudá-los e esclarecê-los sobre as decisões futuras.
Raquel Travia, estudante da licenciatura de Sociologia da Faculdade de Economia da UAlg, foi uma das voluntárias que acolheu os futuros alunos, com a experiência de já ter participando numa edição anterior do Dia Aberto.
“Ter participado adequou-me as expetativas e permitiu-me esclarecer inquietações referentes à área a seguir. Acredito que foi um momento fulcral tanto para a minha orientação vocacional, como para a escolha da instituição”, disse, citada pela academia.
Atualmente, enquanto voluntária, referiu que “o facto de também ser aluna dá azo a uma maior abertura e proximidade perante os estudantes que nos visitam”, porque os alunos “sentem-se mais à vontade ao falar com alguém da sua faixa etária que, por sua vez, já esteve daquele lado”.
Com o objetivo de divulgar a oferta formativa para 2022/2023 e dar a conhecer o trabalho pedagógico e científico desenvolvido na UAlg, os Dias Abertos apresentaram um programa diversificado, com atividades de carácter informativo, pedagógico, experimental e lúdico.
Foram oferecidas cerca de uma centena de atividades distribuídas pelos dois campi (Penha e Gambelas), onde se realizarão visitas guiadas aos departamentos e laboratórios, palestras, workshops, exposições e atividades desportivas.