
Milhares de jovens marcaram presença no OPTO em Albufeira
Após um interregno de dois anos, o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a Albufeira. De 27 a 29 de abril milhares de jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo da cidade e visitaram os quatro polos do
evento.
A VIII edição do OPTO – Fórum de Formação e Educação do Algarve contou com a participação de mais de 70 expositores e milhares de visitantes, que procuraram pela informação mais atualizada sobre as diversas alternativas escolares e formativas disponíveis no Sistema Educativo nacional (ensino secundário, profissional e superior), experiências no estrangeiro, bem como a possibilidade de estabelecer um primeiro contacto com profissionais de diferentes áreas e organizações.
Os membros do Executivo da Câmara Municipal de Albufeira marcaram presença no primeiro dia do evento e visitaram juntamente com o Delegado Regional da Educação da DGEsTE, Alexandre Martins Lima, e com a Diretora
do Centro de Emprego de Loulé, Sandra Azenhas, os vários expositores da mostra.
«Esta pode ser uma oportunidade única para estes jovens. O OPTO deve ser visto como um lugar que oferece aos estudantes um primeiro contacto com um número significativo de opções profissionais. A afluência, este ano, superou todas as expetativas e é caso para se dizer que esta é mais uma edição de grande sucesso», disse Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira.
Durante os três dias de Fórum, os visitantes aproveitaram para conhecer as quatro áreas criadas pela organização (pavilhão exterior, pavilhão interior, palco e zona de palestras) que contaram com um programa de animação e
atividades diversificadas.
Workshops, palestras, demonstrações de culinária e de atividades desportivas e momentos musicais foram algumas das apresentações que alegraram os jovens que passaram pelo Pavilhão Municipal de Albufeira.
O VIII Opto recebeu não só muitos dos alunos dos agrupamentos de escolas albufeirenses, mas também de outros concelhos da região, fazendo do certame um dos maiores eventos de formação e empregabilidade para a
juventude do sul do país e uma referência para todos os estudantes.
O OPTO foi organizado pelo Município de Albufeira, em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional.