Deputados do PSD preocupados com redução de verba para IRN (c/vídeo)

Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve lamentam a decisão do Governo de reduzir, uma vez mais, a verba destinada ao Instituto dos Registos e Notariado (IRN).

Nos últimos dois anos, a dotação do Ministério da Justiça para o funcionamento do IRN registou uma redução de 3%, ou seja, o Orçamento do Estado para 2022 conta com menos 11,6 milhões de euros face a 2020, “colocando em evidência os problemas num setor que é estratégico para o funcionamento do Estado”.

Pub

“Num setor em que os problemas estão praticamente todos por resolver, em que a falta de recursos materiais e humanos é exasperante, assistir a um corte de verbas de funcionamento do IRN em montante tão significativo é absolutamente incompreensível, sobretudo quando temos serviços do IRN a funcionar de forma deficiente e muitos deles não se encontram em pleno funcionamento. Só para se ter uma ideia, atualmente existem mais de 30 conservatórias sem conservadores”, referiu, esta quarta-feira, no parlamento, a deputada social-democrata Ofélia Ramos.

Os deputados social-democratas estão preocupados com o desinvestimento cada vez maior no Instituto dos Registos e Notariado e não veem, neste orçamento, nenhuma medida que vise resolver os problemas existentes no setor, antes pelo contrário. “Com um Orçamento tão curto, como pretende o Governo tomar medidas eficazes e concretas para resolver os problemas do IRN sobretudo no que diz respeito aos recursos humanos e materiais?”, questionou a parlamentar algarvia.

Para os deputados do PSD, com esta proposta de OE, “os constrangimentos no IRN serão cada vez mais notórios e vão colocar, ainda mais, em causa a prestação de serviços à população”.

Pub
Mais em Política
CHUA
Chega organiza vigília pela construção do Hospital Central do Algarve

O Chega vai organizar uma vigília pela construção do Hospital Central do Algarve, no próximo dia 27 de maio, em redor das atuais instalações

Parlamento
PS apresenta proposta de alteração ao OE2022 para apressar Hospital Central do Algarve

Os deputados do Partido Socialista (PS) eleitos pelo Algarve apresentaram uma proposta de alteração do Orçamento do Estado para 2022 para

Chega
Deputado eleito pelo Algarve ouviu órgãos distritais do Chega

Pedro Pinto, deputado do Chega eleito pelo Algarve, esteve na sede regional do partido, em Faro, na passada sexta-feira, 3, para ouvir os

Bloco de Esquerda organizou Fórum da Água

Decorreu no passado dia 7 de maio no Centro Autárquico de Quarteira o Fórum da…