Fonte de Boliqueime (Foto: Público)

PSD Loulé aprova por unanimidade a Restituição da Memória da Fonte de Boliqueime

A proposta da Bancada do Grupo Municipal do PSD Loulé, intitulada: "Pela Restituição da Memória da Fonte de Boliqueime", foi aprovada por unanimidade na última reunião da Assembleia Municipal.

Lê-se no comunicado que “em fevereiro de 2016, a população local foi surpreendida com a destruição da Fonte de Boliqueime. A sua destruição foi estimulada no âmbito das obras de requalificação da EN125, a cargo da empresa Infraestruturas de Portugal (IP).”

Pub

“Foi construída em 1967para assinalar a existência de um poço que durante tempos imemoriais, serviu a população para o consumo de água potável e demais atividades económicas inerentes à época. Este local adquiriu uma centralidade e evidente destaque, enquanto marco e ponto de referência para a comunidade,” continua a ler-se na missiva do PSD Loulé.

Acresce no comunicado que “esta referenciação e uso, por si próprios, destacam o local enquanto Património Cultural da Freguesia de Boliqueime e como tal, o PSD Loulé tem se empenhado em encontrar uma solução para que pudesse ser restituída aos seus fregueses e à comunidade. A moção apresentada foi aprovada por unanimidade e recomenda ao Executivo da Câmara Municipal de Loulé, que sejam tomadas as diligências necessárias à reposição, restituição e preservação da memória do poço de Boliqueime, por via de um concurso de ideias para a realização de uma instalação artística que seja esclarecedora das dinâmicas ancestrais existentes no local e que garantam a sua continuidade identitária e toponímica para as próximas gerações, a localizar no interior da Rotunda existente no local.”

O PSD Loulé considera assim fundamental que o executivo da Câmara Municipal de Loulé atue no sentido de defender a herança histórica e a memória coletiva da sua população.

Pub
Mais em Política
CHUA
Chega organiza vigília pela construção do Hospital Central do Algarve

O Chega vai organizar uma vigília pela construção do Hospital Central do Algarve, no próximo dia 27 de maio, em redor das atuais instalações

Parlamento
PS apresenta proposta de alteração ao OE2022 para apressar Hospital Central do Algarve

Os deputados do Partido Socialista (PS) eleitos pelo Algarve apresentaram uma proposta de alteração do Orçamento do Estado para 2022 para

Chega
Deputado eleito pelo Algarve ouviu órgãos distritais do Chega

Pedro Pinto, deputado do Chega eleito pelo Algarve, esteve na sede regional do partido, em Faro, na passada sexta-feira, 3, para ouvir os

Bloco de Esquerda organizou Fórum da Água

Decorreu no passado dia 7 de maio no Centro Autárquico de Quarteira o Fórum da…