Museu de Portimão assinala 14º aniversário com diversas atividades

Ao longo deste mês de maio, o Museu de Portimão assinalará 14 anos de existência com diversas atividades, novas exposições, a tradicional Corrida Fotográfica e várias surpresas, estando o dia 14 reservado para os momentos altos desta efeméride.

Hoje, 7 de maio, tem lugar nos Monumentos Megalíticos de Alcalar a iniciativa “Um dia na Pré-História”, na qual todos os interessados poderão participar na recriação histórica, através dos ateliês pedagógicos de preparação e cozedura de alimentos, cerveja pré-histórica, fabrico de ferramentas e instrumentos agrícolas, oficina de gravura, processos de talhe e adornos, caça, olaria, tecelagem, transporte de grandes monólitos, moagem e outros rituais do quotidiano pré-histórico do povoado e dos túmulos funerários que constituem esta necrópole.

Pub

Na sábado dia 14, às 9h00, será dada a partida para a edição presencial da 22ª Corrida Fotográfica, que irá decorrer até às 21h00. Todos os participantes receberão o respetivo “passaporte”, bem comoa informação dos primeiros temas a fotografar e a localização do próximo posto de controlo, às 12h00.Para as 17h00 está agendada a inauguração de duas exposições temporárias, ambas ligadas ao mar e à indústria conserveira, intituladas “Este Mar ao Fundo” e “Eat&Art /Comida e Arte”.

Exposição “Este Mar ao Fundo” | 14 de maio a 13 de novembro

Exposição sobre a temática marítima, nelaé evocada a figura do Rei D. Carlos e a sua forte relação com o mar, dando especial destaque à obra fotográfica, realizada durante as viagens pela costa algarvia, a bordo do iate “D. Amélia”, nos finais do séc. XIX e início do séc. XX.

Dessa paixão oceanográfica, e para além das imagens captadas no Algarve, é possível observar-se, entre outras peças, uma das suas máquinas fotográficas e respetivo tripé, uma cadeira de bordo e a designada “Botica”, uma farmácia portátil utilizada nas suas viagens marítimas, bem com uma das boias pertencentes à embarcação régia.

Esta mostra constitui uma iniciativa pioneira do Museu de Portimão, em estreita colaboração com a Fundação da Casa de Bragança, o Museu de Marinha e o Museu da Farmácia, que revelará imagens de umoutrotempo, das gentes e paisagens da costa e do mar algarvio.

Pub

Exposição “Eat&Art /Comida e Arte” | 14 de maio a 25 de setembro

Esta exposição explora as afinidades entre a gastronomia e a arte, tendo como protagonistas os melhores‘chefs’e artistas plásticos portugueses, os quais focam nos seus trabalhos culinários e artísticos um diálogo inspirado na indústria conserveira.

Do “Eat&Art”, que faz parte do projeto CAN THE CAN, nasceu um livro e um conjunto de 18 obras de arte, tendo como tema a indústria conserveira e 18 pratos, com utilização de um produto de conservas portuguesas.

A iniciativa explora a componente criativa de duas atividades aparentemente distantes, mas unidas por elementos comuns ao longo da história, evocando e celebrando essa ligação entre o sabor das conservas e a arte, reencontrando-se, nesta exposição no Museu de Portimão, no espaço onde funcionou uma antiga fábrica de conservas.

Nesse sentido, pelas18h30do dia da inauguração das mostras, os convidados poderão provar e degustar diferentes iguarias e sabores do mar,brindando ao14º aniversário do Museu de Portimão eprovando um bolo muito especial.

À descoberta do “Outro lado do Museu”

O dia 17 de maio é a data de aniversário do Museude Portimão, que celebra a sua principal missão, ao assumir-se como um permanente observatório social e laboratório de ideias e de histórias, uma ponte cultural entre passado e futuro e um decisivo ponto de encontro para a descoberta, o conhecimento e a fruição do património local.

Pub

Na ocasião, este equipamento cultural poderá ser visitado gratuitamentee a partir das 21h00, ao som de um momento musical pela Academia de Música de Portimão, poderá ser apreciado o“Outro lado do Museu”, através uma visita guiada às suas reservas, para descobrir as outras coleçõesdesta fábrica de histórias.

O Dia Internacional dos Museus, assinalado a 18 de maio pelo ICOM-Conselho Internacional dos Museus e este ano subordinadoao tema “O Poder dos Museus”,será o mote para uma festa que reúne museus de todo o mundo, a qual integra igualmente as comemorações deste 14º aniversário, pelo que nesse dia todos os visitantes serão convidados a entrar gratuitamente quer no Museu, quer nos Monumentos Megalíticos de Alcalar.

Distinções nacionais e internacionais

Inaugurado em maio de 2008, o Museu de Portimão recebeu nesse ano uma menção honrosa na categoria “Melhor Museu Português”, pela Associação Portuguesa de Museologia, e no ano seguinte pelo Turismo de Portugal, na categoria “Novo Evento Público”.

Em 2010 foi distinguido internacionalmente com o prestigiante prémio “Museu Conselho da Europa” e em 2011 com o prémio “DASA - Mundo do Trabalho 2011”. Ainda nesse ano foi premiado pelo filme "À conversa com Manuel Teixeira Gomes", no Festival Tour FilmBrazil 2011, realizado em Florianópolis, com a "Arara de Prata - Jovens Talentos".

No ano de 2015 voltou a ser distinguido pela APOM-Associação Portuguesa de Museologia com o prémio “Inovação e Criatividade”, pelo projeto "A nossa cultura sai à rua” e, em 2020 novamente pela APOM,recebeu o “Prémio Menção Especial” na categoria “Inovação e Criatividade”, relativoà “Edição Especial COVID-19, da Corrida Fotográfica de Portimão”.

Fábrica de histórias

Com a reconversão da antiga fábrica de conservas em "fábrica de histórias", o Museu de Portimão surge como um local especificamente vocacionado para o estudo e promoção da identidade cultural e social da comunidade portimonense, da evolução e singularidade do seu percurso histórico e para a prestação de um conjunto de serviços, aberto a todos os cidadãos, à sua formação, fruição e iniciativa.

Numa relação de forte proximidade com a comunidade local, o Museu de Portimão constitui-se como um importante e dinâmico laboratório de ideias e projetos para a afirmação do território do município, revelando-se uma mais-valia turística para toda a região algarvia.

As comemorações do 14º aniversário são organizadas pela Município de Portimão em conjunto com o Museu de Portimão e conta com vários apoios, entre eles, da Fundação da Casa de Bragança, Museu de Marinha e Museu da Farmácia, restaurante CAN THE CAN, Sul Informação, OceanRevival, Grupo de Amigos do Museu de Portimão, CLCC – Centro de Línguas, Cultura e Comunicação, ETIC Algarve– Escola de Tecnologias, Inovação e Criação do Algarve, restaurante Restinga,Agrupamento de Escolas da Bemposta e Academia de Música de Portimão.

Pub
Mais em Artes & Espetáculos
ALMUSA dá concertos de música clássica e contemporânea em Loulé e Boliqueime

A ALMUSA – Associação de Música estabelecida em Boliqueime, no concelho de Loulé, vai realizar nos dias 23 e 24 de junho, dois concertos de

“Artes” dos alunos da Secundária de Silves na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Silves tem patente até ao final de maio a exposição “ARTES”….

Arvad Wine dinamiza evento em Lagoa celebrando “a vida”

Tchin! Tchin! será uma celebração da vida, qua acontece no sábado, dia 21 de maio, das 16h00 às 21h00, no espaço da ARVAD Wine, em Lagoa.

“Conta-me Estórias” em Silves é cancelada

A peça de teatro infantil “Conta-me Estórias”, agendada para hoje, dia 15 de maio, no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, foi cancelada.