
Concurso de reciclagem leva alunos de Faro ao Parlamento Europeu
O desafio «Artistas da Reciclagem», promovido pela Academia Ponto Verde, vai levar alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA) numa viagem ao Parlamento Europeu.
O projeto educativo da Sociedade Ponto Verde, que recebeu mais de 170 projetos de alunos do ensino secundário e dos 2.º e 3.º ciclos, anunciou esta segunda-feira, Dia da Europa, os seus vencedores.
Através do desafio «Artistas da Reciclagem», integrado no concurso «Reciclar é na Boa!», os alunos foram convidados a utilizar materiais de embalagens “para fazerem ouvir a sua voz, transmitindo uma mensagem de cariz social que unisse a causa da reciclagem à construção de um futuro melhor para a Europa e para o planeta”.
Para este efeito, os alunos apresentaram criações artísticas originais, desde esculturas, murais e peças de moda, além de conteúdos em vídeo e em fotografia.
Guerra, bullying, poluição dos oceanos e ambiente foram os principais temas apresentados.

Os alunos premiados do Secundário, incluindo os da EHTA, vão, em junho, a Bruxelas, numa viagem que inclui a visita ao Parlamento Europeu.
Já os alunos vencedores dos 2.º e 3.º ciclos, entre os quais jovens da Escola Básica Dr. José de Jesus Neves Júnior (Faro), vão participar numa visita guiada ao Jardim Zoológico de Lisboa e ter uma noite de atividades no Inatel, no Parque 1.º de Maio (Lisboa).
Entre os prémios encontra-se ainda uma visita às escolas vencedoras com um “roadshow”.
A Academia Ponto Verde contou com a colaboração de diversas entidades europeias, estando a iniciativa integrada no âmbito do Ano Europeu da Juventude, que este ano assenta no mote «a Europa quer ouvir a tua voz».