Albufeira: Época balnear com 26 galardões da Bandeira Azul

A manhã de dia 13 de maio fica marcada pelo arranque oficial da época balnear 2022 em Albufeira. A cerimónia acontece na Praia dos Pescadores, uma das 26 praias do concelho galardoadas com a Bandeira Azul, às 10h00.

Este ano, a Associação Bandeira Azul da Europa atribuiu 26 galardões a Albufeira, ou seja, a todas as praias do concelho e à Marina de Albufeira. Assim, ao longo deste verão, a Bandeira Azul vai ser vista a ondular nas seguintes praias: Alemães, Arrifes, Aveiros, Belharucas, Castelo, Coelha, Evaristo, Falésia Açoteias, Falésia Alfamar, Galé-Leste, Galé-Oeste, INATEL – Albufeira, Manuel Lourenço, Maria Luísa, Olhos d'Água, Oura, Oura-Leste, Peneco, Pescadores, Rocha Baixinha, Rocha Baixinha-Nascente, Rocha Baixinha-Poente, S. Rafael, Salgados, Santa Eulália e Marina de Albufeira. A atribuição destes galardões obedecem a diversos critérios de exigência, nomeadamente quanto a fatores como a limpeza, as acessibilidades ou a qualidade da água.

Logo, a sessão de abertura da Época Balnear 2022 será o ponto de partida para um verão que se espera ser muito positivo, “pois ao termos 26 galardões da Bandeira Azul, isso espelha o nosso cuidado, o nosso trabalho e empenho nas nossas praias, preservando-as e mantendo-as ambientalmente sãs, para além de oferecerem anualmente um vasto e interessante programa de atividades. Tudo isso, a par da beleza e da diversidade da costa, que fazem de Albufeira um lugar único”, diz o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo.

Pub

As ações começam já no dia da abertura com “Saúde e Segurança na Praia”, uma ação de sensibilização sobre os cuidados de saúde e segurança a ter durante a estadia na praia. Temas como o desabamento de arribas, a exposição solar, regras de segurança e resíduos no areal são o foco desta formação, que se inicia às 10h15, no areal da Praia dos Pescadores.

Durante a manhã vai ser ainda realizada uma simulação de Afogamento e Salvamento a Banhistas, com recurso aos meios da Autoridade Marítima, da ANSA – Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira, do Instituto de Socorros a Náufragos e da Polícia Marítima, entre os quais, uma lancha de alta velocidade e uma mota de salvamento.

Em simultâneo, no areal estarão em exposição diversos veículos utilizados pelo Município de Albufeira na limpeza das praias através da recolha de resíduos. Recorde-se que a responsabilidade da limpeza das praias cabe à Autarquia, que durante a época balnear recolhe em média 4 toneladas de lixo por dia. Com cerca 30 quilómetros de costa, o concelho de Albufeira tem algumas das mais belas praias do Mundo. Trata-se de um magnífico Património Natural que tem sido defendido e preservado de forma equilibrada.

Pub
Mais em Ambiente
Aspirante Geoparque apresenta “Plantas Invasoras” nas escolas de Albufeira

O aspirante Geoparque Algarvensis, constituído pelos municípios de Loulé, Silves e Albufeira, assina a ação…

Loulé: Conselho de Ação Climática com novas sinergias

Passados dois anos, o Conselho Local de Acompanhamento da Ação Climática do Município de Loulé,…

Loulé adere à “Semana das Espécies Invasoras”

De 22 de maio a 3 de junho, o Município de Loulé envolve-se na realização…

Observação de cetáceos com formação em Lagos

É já nos próximos dias 6, 7 e 8 de junho que terá lugar a…