“Boca de Cena” é o novo livro de Afonso Dias

Afonso Dias , Deputado Constituinte e Agente Cultural residente no Algarve há perto de quarenta anos, apresenta o sétimo livro de poesia.

Na próxima quinta-feira, 12 de maio, pelas 21 horas,  terá lugar no Club Farense, em Faro, a primeira apresentação pública de Boca de Cena, o mais recente livro de poesia de Afonso Dias. O sétimo.

O livro será revelado pela Professora Dra. Mirian Nogueira Tavares da Universidade do Algarve, que o prefaciou, e contará com a presença de Carlos Brito que escreveu uma carta nele inclusa.

Pub

Afonso Dias é cantor, compositor e letrista de canções, poeta, ator e encenador de teatro, “dizedor” de poesia. Militou contra a Ditadura, e cantou nos anos 60 e 70 em inúmeras sessões a solo ou ao lado de Zeca Afonso, Francisco Fanhais, Samuel, Pedro Lobo Antunes, Pedro Barroso e muitos outros.

Conjuntamente com Fausto, José Mário Branco e Tino Flores, foi, em 1974, um dos fundadores do GAC - Grupo de Acção Cultural no qual participou na produção e gravação de 3 LP’s e 8 EP’s, e em centenas de espetáculos entre 1974 e 1978;

Em 1979 gravou o seu primeiro álbum a solo - O que vala e pena - com músicas suas e poemas seus e de Hélia Correia e José Fanha.

Foi deputado à Assembleia Constituinte em 1975/76 e é um dos signatários da Constituição da República que votou favoravelmente a 2 de Abril de 1976; Em 14 de Abril de 2016 foi lhe conferido o título de Deputado Honorário pela Assembleia da República.

Pub

Tem cantado e dito poesia no país e pela Europa em muitas centenas de recitais e concertos. É membro do Conselho Consultivo da AJA - Associação José Afonso.

Desde 2001 que percorre as Escolas dizendo e cantando poesia. Nesta actividade já realizou mais de 1600 sessões e esteve com mais de 180 000 alunos. Na sua extensa produção editorial Afonso Dias já publicou, no Algarve,  7 livros de poesia, 10   CD’s de canções e 13 CD’s de poesia declamada

A colecção “selecta” - 9 cd’s de poesia gravada -  mereceu, em 2008, Declaração de Interesse Cultural do Ministério da Cultura.

A 28 de Maio o Boca de Cena será apresentado no Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira.

Pub
Mais em Artes & Espetáculos
ALMUSA dá concertos de música clássica e contemporânea em Loulé e Boliqueime

A ALMUSA – Associação de Música estabelecida em Boliqueime, no concelho de Loulé, vai realizar nos dias 23 e 24 de junho, dois concertos de

“Artes” dos alunos da Secundária de Silves na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Silves tem patente até ao final de maio a exposição “ARTES”….

Arvad Wine dinamiza evento em Lagoa celebrando “a vida”

Tchin! Tchin! será uma celebração da vida, qua acontece no sábado, dia 21 de maio, das 16h00 às 21h00, no espaço da ARVAD Wine, em Lagoa.

“Conta-me Estórias” em Silves é cancelada

A peça de teatro infantil “Conta-me Estórias”, agendada para hoje, dia 15 de maio, no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, foi cancelada.