
“Boca de Cena” é o novo livro de Afonso Dias
Afonso Dias , Deputado Constituinte e Agente Cultural residente no Algarve há perto de quarenta anos, apresenta o sétimo livro de poesia.
Na próxima quinta-feira, 12 de maio, pelas 21 horas, terá lugar no Club Farense, em Faro, a primeira apresentação pública de Boca de Cena, o mais recente livro de poesia de Afonso Dias. O sétimo.
O livro será revelado pela Professora Dra. Mirian Nogueira Tavares da Universidade do Algarve, que o prefaciou, e contará com a presença de Carlos Brito que escreveu uma carta nele inclusa.
Afonso Dias é cantor, compositor e letrista de canções, poeta, ator e encenador de teatro, “dizedor” de poesia. Militou contra a Ditadura, e cantou nos anos 60 e 70 em inúmeras sessões a solo ou ao lado de Zeca Afonso, Francisco Fanhais, Samuel, Pedro Lobo Antunes, Pedro Barroso e muitos outros.

Conjuntamente com Fausto, José Mário Branco e Tino Flores, foi, em 1974, um dos fundadores do GAC - Grupo de Acção Cultural no qual participou na produção e gravação de 3 LP’s e 8 EP’s, e em centenas de espetáculos entre 1974 e 1978;
Em 1979 gravou o seu primeiro álbum a solo - O que vala e pena - com músicas suas e poemas seus e de Hélia Correia e José Fanha.
Foi deputado à Assembleia Constituinte em 1975/76 e é um dos signatários da Constituição da República que votou favoravelmente a 2 de Abril de 1976; Em 14 de Abril de 2016 foi lhe conferido o título de Deputado Honorário pela Assembleia da República.
Tem cantado e dito poesia no país e pela Europa em muitas centenas de recitais e concertos. É membro do Conselho Consultivo da AJA - Associação José Afonso.
Desde 2001 que percorre as Escolas dizendo e cantando poesia. Nesta actividade já realizou mais de 1600 sessões e esteve com mais de 180 000 alunos. Na sua extensa produção editorial Afonso Dias já publicou, no Algarve, 7 livros de poesia, 10 CD’s de canções e 13 CD’s de poesia declamada
A colecção “selecta” - 9 cd’s de poesia gravada - mereceu, em 2008, Declaração de Interesse Cultural do Ministério da Cultura.
A 28 de Maio o Boca de Cena será apresentado no Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira.