Filarmónica Artistas de Minerva comemora 146º aniversário

A Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva cumpre, no próximo dia 21 de maio de 2022, mais um ano na sua fundação e existência efetiva.

As comemorações do 146.º aniversário da coletividade desdobram-se em dois dias e são assinaladas com o concerto da sua banda filarmónica, no sábado 21, pelas 16h00, momento em que terá lugar a despedida do maestro em funções, José Lúcio Branco, e a subsequente passagem de testemunho ao seu filho, o maestro Pedro Branco.

Não sendo uma situação inédita em Portugal, no Algarve é a primeira vez que se assiste a tal ato.

Pub

De salientar que o maestro José Branco desempenhou funções na Artistas de Minerva durante 34 anos, sendo o único maestro no Algarve que mais tempo dirigiu a mesma banda filarmónica.

No dia 22, à mesma hora, realiza-se a tertúlia inaugural de um ciclo que procura aludir, entre outros, a temas relacionados com o associativismo artístico, e se entenderá pelo ano presente e seguintes.

O concerto, a ocorrer no Cineteatro Louletano, contará, além do maestro anfitrião, com os maestros convidados Albano Neto, Edgar Santos e Pedro Branco, os quais irão dirigir algumas obras musicais do repertório especialmente preparado para este espetáculo comemorativo. 

Evocando a temática “As mulheres no associativismo filarmónico”, a tertúlia conta com a participação de três mulheres que integram órgãos sociais de coletividades filarmónicas da região algarvia, sendo afloradas as suas experiências, perspetivas e expetativas relativamente ao papel da mulher no meio artístico-filarmónico.

Pub

Ambas as atividades têm entrada gratuita, carecendo o concerto de bilhete, que poderá ser levantado na Bilheteira do Cineteatro Louletano a partir do dia 10 de maio, no horário de funcionamento daquele equipamento cultural. 

Pub
Mais em Artes & Espetáculos
“Artes” dos alunos da Secundária de Silves na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Silves tem patente até ao final de maio a exposição “ARTES”….

Arvad Wine dinamiza evento em Lagoa celebrando “a vida”

Tchin! Tchin! será uma celebração da vida, qua acontece no sábado, dia 21 de maio, das 16h00 às 21h00, no espaço da ARVAD Wine, em Lagoa.

“Conta-me Estórias” em Silves é cancelada

A peça de teatro infantil “Conta-me Estórias”, agendada para hoje, dia 15 de maio, no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, foi cancelada.

Festival de Piano Cidade de Lagoa leva música a população sénior

O III Festival de Piano Cidade de Lagoa, a decorrer durante o mês de maio, vai promover a iniciativa “Manhãs Musicais”, concertos de piano…