O presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen (e), com o secretário-geral da ONU, António Guterres. EFE/EPA/HEINZ-PETER BADER

Guterres não prevê cessar-fogo na Ucrânia “num futuro imediato”

O secretário-geral da ONU, António Guterres disse esta quarta-feira em Viena que não prevê que haja um cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia "num futuro imediato", mas comprometeu-se "a estar preparado" para ajudar a encontrar uma solução de paz em conformidade com o direito internacional.

"Ficou claro para nós que, de momento, não há perspetivas de um cessar-fogo ou negociações de paz", disse Guterres numa conferência de imprensa com o presidente austríaco, o ecologista Alexander van der Bellen, segundo reporta a Agência Efe.

Pub

"É por isso que nos estamos a concentrar na melhoria das condições" de salvamento de civis através da cooperação com a Cruz Vermelha na criação de corredores humanitários, acrescentou.

Guterres, que chegou a Viena proveniente da Moldávia, referia-se às suas recentes viagens a Moscovo e Kiev, onde não conseguiu progressos no sentido de uma trégua na guerra ucraniana, mas sim quanto ao resgate de civis da fábrica de Azovstal, na cidade ucraniana de Mariupol (sul).

"Isto mostra que ainda há muito que podemos fazer a nível diplomático para salvar vidas e mitigar os danos", apontou o diplomata português.

De acordo coma notícia veiculada pela Efe, a guerra na Ucrânia "não vai durar eternamente, a dada altura haverá negociações satisfatórias, uma solução de acordo com o direito internacional e as regras da ONU".

Pub

"Então estarei pronto (…) Mas não o vejo no futuro imediato", acrescentou.

"Uma coisa vos posso garantir: nunca vou desistir", salientou o secretário-geral da ONU, o português António Guterres.

Pub
Mais em Internacional
Manto de neve cobre parte do sul do Brasil

Um manto de neve cobriu partes do estado de Santa Catarina no sul do Brasil que desde há alguns dias enfrenta uma invulgar vaga de frio

Portugal apoia Polónia com € 50 milhões em produtos e materiais

António Costa anunciou doação no valor de 50 milhões de euros, desde casas pré fabricadas até produtos farmacêuticos.

Primeiro caso brasileiro infetado com varíola de macaco na Alemanha

Infectado tem 26 anos e passou antes por Portugal e Espanha Na Alemanha, autoridades sanitárias…

Elon Musk reúne-se com o governo do Brasil pela ‘Amazónia’

Reunião centrada em “Conectividade e Proteção da Amazónia”. O multimilionário Elon Musk, dono da SpaceX e que recentemente…