Ministra falou no parlamento (Foto: SNS)

Algarve: Governo quer atrair mais médicos de família para zona “especialmente carenciada”

O Governo está a trabalhar num modelo de incentivos para atrair médicos de Medicina Geral e Familiar para zonas “especialmente carenciadas”, nomeadamente em Lisboa e Vale do Tejo, no Algarve e no Alentejo.

O anúncio foi feito ontem, terça-feira, 10, pela ministra da Saúde, no decorrer de uma audição parlamentar no âmbito da apreciação da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).

Pub

Marta Temido explicou que está a ser estudado “um regime majorado de incentivos”, nomeadamente no reforço da compensação remuneratória, para os médicos de família que aceitem trabalhar em zonas especialmente carenciadas.

“Neste momento, houve 324 recém-especialistas que obtiveram aprovação no concurso de primeira época de formação de especialistas em Medicina Geral e Familiar em 2022. Ou seja, quando forem homologadas as notas, penso que isso estará para breve, teremos a possibilidade de desafiar estes profissionais a continuarem no SNS”, afirmou a ministra de Saúde em resposta a questões relativas ao número de utentes sem médico de família.

Marta Temido adiantou, ainda, que o Ministério da Saúde está a trabalhar no regime de dedicação plena dos médicos, esperando que possa ser negociado ainda antes do verão, após a devida aprovação do novo estatuto do SNS.

Pub
Mais em Saúde
Covid-19
Covid-19: Algarve regista mais de 9.900 casos ativos e 49 internamentos

Os números de novos casos diários de coronavírus SARS-CoV-2, casos ativos e internamentos associados à Covid-19 no Algarve continuaram

Covid-19: Semana com mais mortos, mais internados e mais novos casos

Nos últimos sete dias de avaliação da evolução da pandemia de covid-19 em Portugal, foram registados mais 157.502 novos casos, segundo o

INEM alerta para o esgotamento pelo calor

O esgotamento pelo calor ocorre em consequência da exposição a períodos de calor intenso, durante vários dias consecutivos, quando um

Alvor é palco de “Caminhada Pelo Coração”

De forma a assinalar o mês de maio sob o mote “o mês do coração”, será promovida uma caminhada  em Alvor, uma das freguesias da cidade.