Odemira recebe Encontro Internacional do Festival 7 Sóis 7 Luas

O Município de Odemira recebe no próximo fim-de-semana, nos dias 13, 14 e 15 de maio, o Encontro Internacional do Festival 7 Sóis 7 Luas, uma rede cultural que congrega cidades e territórios de diferentes países do mundo mediterrânico e lusófono e que celebra a partilha das culturas e das tradições.

O encontro reunirá 20 delegações de cidades de 10 países, entre Portugal, França, Espanha, Itália, Croácia, Luxemburgo, Cabo Verde, Marrocos, Tunísia e Brasil.

O Encontro das Cidades Sete Sóis é o momento privilegiado de partilha e conhecimento entre os representantes de mais de 30 cidades que em 13 países organizam anualmente o Festival Sete Sóis Sete Luas. É o espaço onde se preparam os intercâmbios artísticos, se definem estratégias e onde se concretizam os valores humanísticos que José Saramago transmitiu ao Festival: respeito e apreciação da diversidade cultural, tolerância, beleza, diálogo intercultural, mobilidade dos artistas.

Pub

O Município de Odemira preparou um programa cultural para apresentar o território aos participantes. O primeiro momento está agendado para sexta-feira, 13 de maio, pelas 18.00 horas, com uma visita à Casa da Amália, a casa de férias de Amália Rodrigues na localidade do Brejão, e onde decorrerá um momento musical pela fadista Joana Luz, acompanhada na guitarra portuguesa por Mariana Martins, ambas artistas odemirenses.

No sábado, 14 de maio, a partir das 9.30 horas será promovido um momento de receção oficial no Quintal da Música, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro.

A manhã será ainda dedicada a uma visita guiada pela vila de Odemira (Moinho de Vento, Igreja da Misericórdia, atelier de tecelagem de Helena Loermans, espaço CRIAR – Centro em Rede de Inovação do Artesanato Regional da CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira e Zona Ribeirinha de Odemira). A tarde está reservada para uma reunião de trabalho, que irá decorrer no Craveiral Farmhouse by Belong Stayling & Feeling.

Nesta unidade de turismo decorrerá um espetáculo com o grupo “Alentejanos de Serpa”, a partir das 21.30 horas, aberto à população. O último dia do encontro será dedicado ao litoral odemirense, proporcionando ao grupo visitas guiadas a Zambujeira do Mar e Vila Nova de Milfontes.

Pub

Odemira recebe o Festival Sete Sóis Sete Luas desde 1994, abrindo as suas portas à arte e à música do Mundo Mediterrânico e do Mundo Lusófono. Em setembro de 2022, programação cultural do festival regressa ao concelho Odemira, no âmbito do evento Setembro Cultural.

Pub
Mais em Sociedade
Bordeira
Aljezur: Austríaco morre e compatriota está desaparecido na praia da Bordeira

Um homem de nacionalidade austríaca morreu hoje, depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória, na praia da Bordeira, no concelho de

Rally de Portugal começou em Coimbra com 22 mil a assistir e Neuville a liderar

Fantástica estreia da Super Especial de Coimbra no Vodafone Rally de Portugal, com uma multidão a vibrar com o espetáculo proporcionado pelos

Vinhos
Vinhos do Alentejo apresentam programa de produção sustentável no Reino Unido

Dar a conhecer o selo de produção sustentável, inédito em Portugal, dos vinhos do Alentejo é o objetivo da iniciativa da Comissão Vitivinícol

Janelas
Casa do Povo convida olhanenses a enfeitarem portas e janelas

A Casa do Povo do Concelho de Olhão convidou os olhanenses a participarem no evento «Janelas e Portas Floridas», enfeitando as suas casas